Notícias

Seminário de Telecomunicações faz menção honrosa a militar do Esquadrão Profeta

publicado: 09/01/2018 13:11

 




De 27 a 29 de novembro, foi realizado o XVI Seminário Nacional de Telecomunicações, evento promovido pela Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações – APTEL, na Petrobras, na cidade do Rio de Janeiro.

Um integrante do efetivo do 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º/1ºGCC), Esquadrão Profeta, o 1° Sargento BET Pablo Pontes Arraes, concorreu ao Prêmio APTEL/Motorola-Inovar, com o tema Interoperabilidade nas Comunicações de Dados em HF.

O trabalho apresentou o software HF Data Link Layer Engine, que estabelece o enlace de dados entre os diferentes fabricantes de rádios HF usados pelas Forças Armadas. 

Desenvolvido em parceria com o SO Marcio Gonçalves Ramos, do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 2), o projeto foi defendido no dia 29 de novembro.

Foram selecionados dez trabalhos e seus autores fizeram as apresentações e foram avaliados por uma banca examinadora, composta por engenheiros e pesquisadores da área de telecomunicações.     

O Sargento Arraes foi agraciado com a menção honrosa pelo projeto apresentado, com destaque para a inovação, o baixo custo e o avanço operacional na comunicação de dados em HF, envolvendo as Forças Armadas. 

O troféu que marcou o reconhecimento ao militar do 1º do 1ºGCC foi entregue pelo engenheiro Ângelo Canavitsas, da Petrobras. 

Reconhecimento

Instituída em 7 abril de 1999, a Associação de Empresas Proprietárias de Infraestrutura e de Sistemas Privados de Telecomunicações (APTEL) nasceu para representar e apoiar seus membros – dos setores de energia elétrica, petróleo, gás, ferrovias, rodovias, saneamento. A APTEL inclui empresas que possuem, gerenciam ou provêm sistemas de telecomunicações críticos.

O prêmio APTEL/Motorola-Inovar tem o objetivo de promover novos talentos e divulgar boas práticas e projetos de sucesso na área de telecomunicações.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Fonte e fotos: 1º/1ºGCC
Edição: Gisele Bastos 


Assunto(s): 1ºGCC