Notícia Destaque

Grupo de Trabalho do Projeto Landell finaliza conteúdo para o curso de capacitação em CPDLC

publicado: 11/10/2018 08:29

 




O Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) recebeu, no período de 24 de setembro a 05 de outubro, um Grupo de Trabalho do Projeto Landell com a missão de produzir a documentação didática do novo curso “Comunicação Data Link entre Controlador e Piloto – CPDLC (ATM042)”.

Na abertura das atividades, um dos coordenadores do Projeto, o 1º Tenente Marcelo Mello Fagundes, do Subdepartamento de Operações do DECEA, iniciou os trabalhos fazendo um retrospecto das atividades realizadas desde o início do GT e o cronograma para os próximos meses.

Na sequência, a 1ª Tenente Krícia Glenda Alves Ferreira, da Seção de Instrução e Atualização Técnica do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), detalhou os objetivos gerais e específicos para a construção do currículo mínimo e do plano de unidades didáticas.

A militar enfatizou a necessidade de mudanças na Instrução do Comando da Aeronáutica ICA 37-269, que trata das Normas Reguladoras de Cursos do DECEA, bem como no Manual de Avaliação Aplicado às OM subordinadas (Manual do Comando da Aeronáutica - MCA 37-87).

Para a elaboração do currículo mínimo e do plano de unidades didáticas, o GT elencou os principais objetivos e ações para o uso da comunicação por data link entre controladores e pilotos, de acordo com as lições aprendidas e melhores práticas dos profissionais envolvidos.

Desta forma, os discentes receberão conhecimentos específicos, atualizados, pautados em referências documentais sobre o tema com recomendações da Organização Internacional da Aviação Civil (OACI), além da experiência de profissionais da área de instrução e especialistas em CPDLC. A formação contemplará, ainda, a padronização de mensagens e a conscientização dos profissionais sobre o valor da CPDLC na área continental.

Para atender a demanda das aulas práticas, os especialistas em base de dados do ICEA, do Centro de Controle de Aérea - ACC Recife e do ACC Atlântico, que fazem parte do GT, elaboraram no laboratório de simulação do ICEA, vários exercícios contemplando o conjunto de mensagens do DOC 10037 GOLD (do inglês, Global Operational Data Link Manual), de interesse operacional do Projeto Landell e também os roteiros de orientação para instrutores e pilotos.

Obedecendo o cronograma de ações definidas pelo DECEA para implantação do CPDLC Continental, o primeiro ensaio do curso ATM042 será realizado no período de 15 a 26 de outubro de 2018, oportunidade em que o corpo docente poderá avaliar os requisitos teóricos e práticos dimensionados e indicar as melhorias a serem realizadas no material produzido.

A primeira turma, que validará o curso ATM042, fará o curso no período de 11 a 22 de fevereiro de 2019, no ICEA, em São José dos Campos.

Segundo os instrutores do curso ATM 042, SO REFM BCT Robinson Ortiz e o SO R1 BCT Carlos José de Farias Jr, as novas tendências vêm exigindo cada vez mais que os controladores de tráfego aéreo estejam engajados e adaptados às novas tecnologias que influenciarão as diversas situações do dia a dia operacional.

O curso irá capacitar o profissional para desempenhar a função e possibilitará o aprimoramento das habilidades cognitivas necessárias ao emprego da CPDLC no continente nacional.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto e fotos: SO Robinson Ortiz
Revisão: Gisele Bastos – jornalista