Notícias

DECEA recebe representantes do setor industrial em visita institucional à Unidade

Tenente-Brigadeiro Domingues apresentou os principais projetos técnicos e operacionais.


publicado: 19/12/2019 11:53

 




Em visita institucional promovida pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), representantes de empresas do setor industrial - parceiras da Organização - conheceram, na segunda-feira (16/12), os principais projetos técnicos e operacionais e o planejamento estratégico para o gerenciamento do tráfego aéreo.

 

Na abertura, o diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, deu as boas-vindas às autoridades e enalteceu a importância do encontro. “Aproveito esse momento para apresentar as nossas ações, necessidades e planejamentos dos usuários e parceiros, além de enaltecer o trabalho colaborativo com o DECEA”, pontuou.

Na ocasião, o Oficial-General falou também sobre a relevância das atividades realizadas pela organização e a importância da eleição para compor novamente o Grupo I do Conselho da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) para o triênio 2020-2023. “É um orgulho para nós, um reconhecimento pelo trabalho que a Força Aérea Brasileira (FAB) vem realizando ao longo desses anos”.

Outro assunto em destaque foi a conquista do DECEA para sediar a quarta edição do Drone Enable, Fórum Internacional sobre Aeronaves não Tripuladas (RPA), que reunirá os principais steakholders do setor não tripulado, para debater as melhores práticas desenvolvidas pela indústria, academia e organizações reguladoras, relacionadas ao gerenciamento de tráfego não tripulado (Unmanned Traffic System Management – UTM).

Foram também apresentados alguns dos principais projetos operacionais, como o acordo de cooperação entre o DECEA e o EUROCONTROL, a centralização do plano de voo e a inauguração do Controle de Aproximação em cooperação com o Paraguai (APP Guarani), que visa o aprimoramento da gestão do controle do espaço aéreo na região de fronteira.

O Tenente-Brigadeiro Domingues falou, ainda, sobre a implantação da primeira Torre de Controle Remota da América Latina instalada no aeródromo de Santa Cruz, zona oeste, no Rio de Janeiro (RJ). O Oficial-General apresentou as funcionalidades e os benefícios da Torre de Controle Remota. “Estamos desenvolvendo grandes projetos voltados para a qualidade e segurança dos usuários, com o objetivo de tornar o setor de transporte aéreo mais rápido, eficiente e econômico”, disse.

O presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, também destacou a importância desta nova tecnologia, a primeira a ser estabelecida no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). “Foi sem dúvida um imenso desafio, que demandou o máximo esforço dos profissionais e das empresas envolvidas. Um dos benefícios com a utilização da torre será a expertise operacional que será agregada à Força Aérea Brasileira”, pontuou o Major-Brigadeiro Fernando.

Visita ao ICA

Após o briefing do diretor-geral do DECEA, os convidados visitaram as instalações do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), unidade responsável por produzir e disponibilizar - para consultas dos usuários - mapas, cartas e manuais necessários à condução dos voos em meios impressos e digitais.

Na visita à Seção de Fotogrametria, as autoridades tiveram a oportunidade de conhecer o funcionamento do Módulo de Elaboração de Procedimentos Aeronáuticos – FPDAM (sigla em inglês para Flight Procedure Design & Airspace Management), ferramenta que integra a elaboração de procedimentos e a estruturação do espaço aéreo a um banco de dados único de informações aeronáuticas.

Também foi mostrado aos convidados o portal AISWEB, fonte oficial de informações aeronáuticas (AIS) no Brasil e o GEOAISWEB, ferramenta desenvolvida em software livre, que apresenta informações AIS diretamente em um mapa possibilitando o uso combinado com as cartas.

Para a diretora de vendas ATM para América Latina da empresa Frequentis, Adriana Candez, foi muito importante conhecer os principais projetos de 2019 do DECEA, além da oportunidade de visitar o ICA. “É muito gratificante poder contribuir para a nobre missão da organização de gerenciar o SISCEAB com segurança, fluidez e eficiência e além de tudo, receber o reconhecimento como um dos seus parceiros estratégicos”, avaliou.

O encontro foi elogiado, também, pelo engenheiro Luiz Henriques, diretor-presidente da Omnisys Engenharia - empresa do Grupo Thales -, que ressaltou os benefícios dessa parceria. “Trata-se de uma iniciativa extremamente louvável, não apenas por promover uma maior aproximação entre as empresas e o DECEA, mas também por permitir aos fornecedores uma visão geral dos projetos atuais e futuros, que é de muita importância para auxiliar no planejamento de todos os participantes”, ressaltou.

Segundo Luiz Antônio Freitas de Castro, consultor do presidente da IACIT, a visita serviu para reafirmar a cooperação da empresa com o DECEA. “Temos um trabalho em conjunto bastante profícuo com espírito de colaboração e de engrandecimento do controle do tráfego aéreo”, afirmou.

Da mesma opinião compartilhou o diretor ATM da empresa Atech, Marcos Ribeiro Rezende. “Acho muito importante essa visão de parceria para a construção de um objetivo maior, que é da soberania nacional, por meio do desenvolvimento de sistemas integrados e soluções de ponta, que estão no mercado internacional”, afirmou.

Autoridades presentes

Estiveram também presentes o vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; o chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; o chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD), Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior; o chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE), Brigadeiro do Ar Mauricio Ferreira Hupalo; o vice-presidente da CISCEA, Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen; o chefe da Divisão Operacional da CISCEA, Coronel Aviador Cyro André Cruz.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes
Fotos: Fábio Maciel