Notícia Destaque

CISCEA participa de Seminário sobre a tecnologia BIM

publicado: 21/08/2019 11:07

 




A Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou do seminário sobre as boas práticas na implantação da tecnologia BIM (do inglês, Building Information Modelling – Modelagem da Informação da Construção), promovido pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Paraná (Sinduscon-PR) e pelo Instituto SENAI de Tecnologia e Construção Civil, em Curitiba, no dia 13 de agosto.

O evento, que reuniu cerca de 150 profissionais da área, teve como objetivo compartilhar experiências reais de construtoras, incorporadoras e instituições públicas que utilizam a tecnologia BIM em seus processos.

Na abertura, Sérgio Crema, presidente do Sinduscon-PR, enfatizou a importância da disseminação do uso do BIM, os ganhos do processo e a adesão da tecnologia por diversas empresas no âmbito nacional.

Durante a programação, o Tenente Engenheiro Rogério Abreu, adjunto da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, ministrou uma palestra sobre a implantação, as metas estabelecidas e as lições aprendidas durante a elaboração do projeto utilizando o processo BIM. “Podemos contribuir com a experiência adquirida ao longo da vivência do processo BIM, gerando maior credibilidade ao trabalho que vem sendo realizado no caminho certo de uma implantação segura e confiável”.

Em sua apresentação, o oficial falou também sobre a importância da parceria com os profissionais do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) do Paraná, para promover a capacitação do Grupo de Trabalho (GT) BIM da CISCEA. “A parceria tem duração de dois anos e iniciou-se em maio de 2018 com o intuito de uma transferência de tecnologia referente ao processo BIM”, esclareceu o Tenente Abreu, gerente do Projeto BIM na CISCEA.

Durante o evento, os palestrantes apresentaram também casos reais de empresas privadas utilizando o processo BIM na fase de projetos, no controle e na fiscalização de obras.

Segundo o coordenação do BIM na CISCEA, Carlos Dias, a participação no Painel Sinduscon-PR faz parte do processo de inovação tecnológica que está sendo implantado pela Comissão. “A cada evento percebemos que não estamos longe das empresas que buscam excelência na tecnologia BIM”, pontuou.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Texto: Denise Fontes
Fonte e Fotos: Tenente Abreu (CISCEA)

Assunto(s): CISCEA BIM