Notícia Destaque

Centro de Operações é ativado em São Paulo

publicado: 08/11/2019 16:53

 




No dia 25 de outubro, aconteceu no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) a Cerimônia de Ativação do Centro de Operações (COP). O evento fez parte da celebração do dia internacional do controlador de tráfego aéreo. O diretor-geral do Departamento do Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, o deputado estadual Oscar Castelo Branco de Luca, bem como ex-chefes do SRPV-SP e comandantes dos Destacamentos subordinados à unidade estiveram presentes na solenidade.


O Controle de Aproximação de São Paulo (APP-SP), órgão operacional de controle de tráfego responsável pela Terminal mais movimentada do País (TMA SP), passa agora a ser subordinado diretamente ao SRPV-SP.


O aprimoramento foi efetuado na Cerimonia de Ativação do COP, em sede própria. O objetivo é reestruturar o APP-SP, para uma modelagem operacional já aplicada nos quatro Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs I, II, III e IV), colocando-o em condições de igualdade, consequentemente, trazendo uma melhor estrutura de gerência.


“Na busca da melhoria contínua e tendo como foco a atualização e o fortalecimento do SRPV-SP como uma das organizações regionais mais estratégicas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), foram envidados todos os esforços no sentido de viabilizar uma importante e necessária reestruturação organizacional. Nesse sentido, foi estabelecida uma nova subdivisão no nosso organograma da Divisão de Operações. A reestruturação fará com que o maior e mais importante controle de aproximação do Brasil, passe a ser subordinado diretamente ao SRPV-SP, antes subordinado ao Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de São Paulo (DTCEA-SP)”, explica o chefe do SRPV-SP, Coronel Aviador Anderson da Costa Turola.


A programação da cerimônia foi iniciada pela visita às novas instalações do COP pelas autoridades e convidados presentes, onde tiveram a oportunidade de conhecer as intervenções de melhorias realizadas.


A arquiteta Ana Paula Corsi, do DECEA, que esteve por trás do desenvolvimento do projeto arquitetônico, esclareceu que o mesmo visou mitigar as condições latentes presentes, que influenciavam negativamente, direta ou indiretamente no desempenho humano, e que tinham consequência direta no ATC. “Ao visitar e conhecer essas instalações, sugeri o desenvolvimento de um projeto que atendesse as demandas do pavimento onde ocorrem as atividades dos controladores de tráfego aéreo, estendendo melhorias a todos pavimentos e áreas de convívio. A sugestão possibilitou a implantação de um espaço confortável e organizado, com tratamento acústico, controle de acesso automatizado, além de uma ambiente de descanso para recuperação cognitiva dos níveis de atenção, percepção, memória e consciência situacional".


 
HOMENAGENS


O auditório do COP também repaginado e adequado ao uso, foi palco das homenagens do evento. A principal homenagem do dia foi dedicada ao Suboficial especialista em Controle de Tráfego Aéreo, Francisco Drezza.


Hoje com 95 anos, Drezza se formou na primeira turma de controladores de tráfego aéreo. É apontado como um dos fundadores da Torre do Aeroporto de Congonhas, marcando uma época ao definir o perfil profissional do controlador de tráfego aéreo brasileiro.


Como reconhecimento de seu legado e dedicação foi descerrada placa de homenagem do auditório, que agora leva o nome de “Auditório Francisco Drezza”.


“Obrigado por esta linda homenagem. Naquele tempo tudo era diferente. Foi desafiador e gratificante” - disse o homenageado emocionado.


Na ocasião, o chefe do SRPV-SP também rendeu homenagens a seletos militares e civis controladores de Tráfego Aéreo. Batizados como Velhas Águias, o evento reuniu profissionais pioneiros do controle de tráfego aéreo, responsáveis pelo desenvolvimento da profissão na Terminal São Paulo e também do Brasil. “Foi o reencontro de muitas gerações, trabalhamos juntos muito tempo. Lembraram de nós e reconheceram nosso trabalho. Foi muito bom saber que nosso Serviço Regional foi renovado às novas realidades do ATC e continuará cumprindo, com êxito, a sua missão” enfatiza a Velha Águia, Coronel Especialista em Controle de Tráfego Aéreo da reserva Victor Vargas Farinha Junior.



DIA DO CONTROLADOR


Após as homenagens os convidados foram conduzidos para assistir a cerimônia militar em comemoração ao Dia do Controlador de Tráfego Aéreo celebrado internacionalmente no dia 20 de outubro.


Tradicionalmente, o SRPV-SP destina essa solenidade aos militares que se destacaram nas áreas operacional, técnica e administrativa. Ao todo, foram agraciados 37 militares provenientes dos Centro de Operações, e Destacamentos dos Afonsos, do Galeão, de Guaratinguetá, de Campo de Marte, de Santa Cruz, de São Paulo, de Santos e de São José dos Campos.


Por fim, em consonância com o Programa de Formação de Fortalecimento de Valores foram também homenageados instrutores de todos os órgãos operacionais subordinados devido ao destacado profissionalismo.



Fonte: SRPV-SP
Editado por Daisy Meireles