Notícia Destaque

Alunos do curso de formação de oficiais especialistas participam de estágio no DECEA

publicado: 19/11/2019 14:13

 




Um grupo de alunos do curso de Formação de Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo (CFOE CTA) - turma Órion, participaram de um estágio supervisionado no Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no período de 4 a 8 de novembro de 2019.

O CFOE é realizado no Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR), em Lagoa Santa (MG). Para o graduado que já possui experiência na área de controle de tráfego aéreo é a oportunidade de ingressar na carreira de oficial especialista.

O objetivo do estágio é que os alunos conheçam a realidade profissional das unidades subordinadas ao DECEA, além de realizarem um intercâmbio de informações que os prepare para o efetivo exercício profissional.

No primeiro dia, a turma foi recebida no Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, onde assistiram uma palestra sobre a estrutura e os projetos do Departamento, além de informações sobre as Divisões de Normas, de Planejamento e de Coordenação e Controle. Ao longo do dia, as estagiários foram recebidos pelo Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

Na manhã de 5 de novembro, os alunos visitaram o Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), onde foram recebidos pelo comandante da unidade, Tenente-Coronel Aviador José Evânio Guedes Junior, que apresentou um panorama sobre as atividades e desafios relacionados à inspeção em voo.

Durante a visita, os futuros oficiais também conheceram a aeronave laboratório Legacy 500, utilizada na inspeção de auxílios, radares e procedimentos. Por fim, se deslocaram ao laboratório de metrologia onde é feita a calibração dos equipamentos utilizados a bordo das aeronaves-laboratório.

No mesmo dia (5), à tarde, foi a vez de conhecer a Junta de Julgamento da Aeronáutica (JJAer). Naquela organização foram recebidos pela Segundo Tenente Melissa D’ângelo Cerrone Cinelli, que fez uma exposição para explicar o funcionamento de todas as seções da Junta. Antes do término da visita foi feita a simulação de uma sessão de julgamento de um processo de infração de tráfego aéreo.

A próxima organização a receber os alunos foi o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA). Recebidos pela Primeiro Tenente CTA Natalia Mendes Dutra, da Seção de Coordenação e Controle de Processos do ICA, os alunos assistiram uma palestra sobre a unidade, incluindo o funcionamento de todas a seções e profissionais responsáveis pela elaboração dos procedimentos.

Em seguida foi feita uma demonstração do software de Elaboração de Procedimentos de Voo e Gerenciamento do Espaço Aéreo (FPDAM, da sigla em inglês Flight Procedure Design and Airspace Management) com o passo a passo da confecção de um procedimento de chegada. Os estagiários também visitaram as seções responsáveis pela confecção de Cartas Aeronáuticas e o Gerenciamento de Informações Aeronáuticas.

Fez parte do cronograma no dia 7 de novembro, uma visita a primeira Torre de Controle de Aeródromo Remota, localizada em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. O controlador de tráfego aéreo da Torre Remota, Primeiro Sargento Vagner Luis Cruz de Farias, apresentou as novas instalações e explicou o funcionamento desta nova modalidade de prestação de serviço de controle. Durante a visita, os alunos acompanharam o pouso de várias aeronaves e presenciaram as funcionalidades do sistema com visualização de aeronaves a partir de monitores.

Na sexta-feira (8), foi o dia do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA). Recepcionados pelo Segundo Tenente André Rocha, os alunos conheceram as instalações do Centro e receberam informações sobre o funcionamento da unidade. No salão operacional do CGNA observaram o funcionamento da célula de decisão colaborativa e como as medidas de Gerenciamento de Fluxo de Tráfego Aéreo (ATFM) são implementadas nas operações diárias.

“O estágio operacional foi de suma importância para que nós, futuros oficiais especialistas, pudéssemos vivenciar na prática aquilo que foi ensinado em sala de aula, observando o dia a dia das seções que realizam a nobre missão do gerenciamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro. Também foi possível perceber a importância do nosso trabalho dentro do SISCEAB e os novos desafios que se apresentam para o futuro do tráfego aéreo”, opinou o primeiro colocado da Turma Órion, o aluno Fábio Luiz Langowski.

A formatura está prevista para o dia 5 de dezembro. A expectativa é que os futuros oficiais especialistas em controle de tráfego aéreo sejam designados para o ICA, o CGNA, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Anápolis (DTCEA-AN) e  o Segundo Esquadrão do Sexto Grupo de Aviação (2°/6° GAV).

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e fotos: SDOP
Texto: Gisele Bastos