DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo

A implementação gradual dos empreendimentos do Programa SIRIUS, visando à evolução do Sistema ATM Nacional, já vem proporcionando diversos benefícios aos membros da Comunidade Aeronáutica no âmbito doméstico e internacional.

Alguns benefícios são claramente visíveis pelos usuários do espaço aéreo, como é o caso da criação de novas rotas aéreas conectando aeroportos e cidades importantes do Brasil, com significativa redução nos percursos voados. Tais benefícios estão sendo alcançados com a aplicação do conceito denominado Navegação Baseada em Performance (PBN – Performance Based Navigation), que se vale de modernos recursos tecnológicos disponíveis nos sistemas em terra, a bordo das aeronaves e no espaço (satélites).

No caso de voos transoceânicos, notadamente no corredor Europa/América do Sul, sistemas de alta tecnologia vêm sendo empregados para a determinação da posição das aeronaves a partir do uso de satélites e para o aumento da capacidade de comunicação (voz e dados), viabilizando o aprimoramento do intercâmbio de informações de caráter aeronáutico entre pilotos e controladores.

Deve ser ressaltado que tais recursos traduzem benefícios para os usuários do espaço aéreo, em termos de maior segurança, eficiência e economia, ao mesmo tempo em que geram benefícios ambientais pela redução de queima de combustível e a consequente diminuição na emissão de gases poluentes na atmosfera.

Em síntese, o Programa SIRIUS visa obter benefícios para a Comunidade ATM de uma forma geral, contudo, tais benefícios podem ser vistos sob diferentes perspectivas pelos diferentes membros da comunidade. Assim, sob a perspectiva:

 

Das Operadoras de Aeronaves e seus Pilotos

Foto 1
O Programa SIRIUS prevê maior equidade no acesso ao espaço aéreo, melhor disponibilidade à informação oportuna e pertinente, em apoio às decisões, além da maior participação na adoção dessas decisões.

 

 

 

 

 

 

Dos Provedores de Serviço de Navegação Aérea 

Sao Luis

A capacidade de funcionar em um ambiente que proporcione grande volume de informação (dados em tempo real, dados sobre tendências e prognósticos do Sistema ATM), unido a uma gama de recursos automatizados para apoiar ou adotar decisões, são benefícios que serão obtidos com a implementação do Programa SIRIUS, os quais elevarão a capacidade dos provedores de aumentar continuamente a qualidade dos serviços prestados a todos os operadores de aeronaves e seus pilotos.

 

 

 

Das Autoridades Reguladoras

Untitled-7

O Programa SIRIUS prevê que os sistemas relacionados à segurança operacional deverão ser robustos e abertos, possibilitando que os níveis de segurança sejam medidos e supervisionados com mais facilidade, assim como comparados e integrados em escala regional e mundial.

 

 

 

 

 

Das Instituições de Pesquisa e Desenvolvimento

auditorio

Instituições de pesquisa e desenvolvimento, tais como universidades, institutos e fundações, poderão se beneficiar e contribuir com a implementação do Programa SIRIUS, uma vez que a evolução do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo necessitará de novos conceitos a serem desenvolvidos mediante, por exemplo, estudos relacionados com os efeitos da ionosfera na navegação baseada em sistemas satelitais, estudos relacionados à análise de dados de interesse aeronáutico para o desenvolvimento de ferramentas específicas para o gerenciamento do tráfego aéreo, automatização ATM, entre outros.

 

 

 

Dos Passageiros

Cidadao

A modernização e a implantação de novos sistemas e equipamentos, bem como a aplicação de novos procedimentos, por exemplo, aqueles baseados no conceito PBN – Performance Based Navigation, proporcionarão aos passageiros maior segurança, menor duração dos tempos de voo, maior confiabilidade nos horários previstos para as partidas e chegadas, entre outros.

 

 

 

 

Do Meio Ambiente

_MG_0196

A redução do impacto ambiental provocado pela navegação aérea tem sido objeto de preocupação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), desde décadas passadas, com a implantação de ações pioneiras nessa área, notadamente na adoção de procedimentos de atenuação do ruído no entorno dos aeródromos nas fases de aproximação e decolagem e na redução de esperas das aeronaves, tanto para a decolagem como para pouso.

A implementação do Programa SIRIUS ampliará esses benefícios ambientais uma vez que ensejará a implantação e utilização de rotas aéreas mais diretas, realização de procedimentos de subidas e descidas contínuas, utilização de altitudes de voo ideais, menores tempo de espera em pista, entre outros. Todas essas ações, ainda que focadas, prioritariamente, na melhoria da segurança operacional e na eficiência do gerenciamento do tráfego aéreo, têm proporcionado, e continuarão proporcionando, importante contribuição para a redução do impacto ambiental provocado pela navegação aérea, principalmente nas comunidades vizinhas aos aeroportos.