DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo

ICEA capacita novos profissionais para a elaboração de procedimentos de aproximação Baro-VNAV


Dentro da concepção de Navegação Baseada em Performance (PBN), os procedimentos de aproximação com guia vertical (APV), denominados Baro-VNAV, contribuem consubstancialmente para aumentar a acessibilidade aos aeródromos e garantir uma descida estabilizada, reduzindo o risco de colisão contra o solo (CFIT).

ICEA 2

O procedimento Baro-VNAV faz uso do sistema RNAV/RNP, com sensor GNSS para provimento de guia lateral na aproximação final e, por meio de informação baroaltimétrica, também provê guia vertical às aeronaves certificadas ao uso do procedimento. O guia vertical possibilita a redução dos mínimos operacionais (altura das nuvens e visibilidade), permitindo que as aeronaves aproximem-se para pouso, mesmo em condições meteorológicas mais adversas.

Assim, no dia 30 de abril, com o encerramento do curso ATM-034, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), capacitou dez novos profissionais para a elaboração de procedimentos de aproximação Baro-VNAV, cumprindo assim com os objetivos descritos no Plano Mundial de Navegação Aérea e Segurança Operacional, no qual o Brasil e demais Estados Sulamericanos assinaram a Declaração de Bogotá em dezembro de 2013, firmando compromisso de cumprir a meta estabelecida na Resolução A37-11 da Assembleia da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), em relação a implantação de procedimentos APV nos aeródromos da Região SAM.

Sob a coordenação do ICEA, representado pelo Major J. Carlos, o curso teve como Instrutores os seguintes Oficiais Especialistas em Controle de Tráfego Aéreo: Capitão Edilson (Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo – CINDACTA II), Ten Rui Nunes (CINDACTA IV) e Tenente Chiarelli (Instituto de Cartografia Aeronáutica – ICA).

Os instrutores capacitaram, durante três semanas, os seguintes oficiais especialistas em Controle de Tráfego Aéreo: Capitão Baroni (CINDACTA III), Tenente Marques (DECEA), Tenente Everton (CINDACTA IV), Tenente Natália (ICA), Tenente Aluízio (CINDACTA II), Tenente Ueiler (ICA), Tenente Hernandes (Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo – SRPV-SP), Tenente João Paulo (ICA) e Tenente Fartura (ICA).

 

Assessoria de Comunicação Social
Telma Penteado –  (telmatbp@decea.gov.br)
Fonte: ICEA