DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo

GT Sirius realiza última Reunião de Coordenação de 2014


Com o objetivo de atualizar o Grupo de Trabalho do Programa Sirius (GT Sirius) quanto ao andamento do Plano de Implementação ATM (Controle de Tráfego Aéreo) Nacional, foi realizada, na manhã do dia 02 de dezembro, a última Reunião de Coordenação do ano de 2014.

Desde 2012, através da Portaria nº 152/DGCEA, o GT vem gerenciando o Plano (PCA 351-3).

Mais uma vez a reunião se deu na sala do Chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (SDOP/DECEA), Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, que é também o atual Coordenador do Grupo de Trabalho.

Na ocasião estiveram presentes todos os membros do GT Sirius – composto por membros da Vice-Direção, dos Subdepartamentos de Operações (SDOP), Técnico (SDTE) e de Administração (SDAD), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e da Assessoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (APLOG) – bem como Gerentes de Empreendimentos do Plano de Implementação ATM Nacional (PIMP) e militares e civis consultores do DECEA envolvidos nos projetos.

Ao longo da reunião, representantes de cada área expuseram como está andamento dos empreendimentos de performance (também chamados pela sigla PFF), em destaque aos de números 02, 03, 05, 06, 07, 08, 09, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 17, 20, 21 e 22.

Dentre os temas, foram analisados o serviço do futuro Centro de Gerenciamento Técnico (CGTEC) do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), cujo núcleo será implantado dentro do Parque de Material de Eletrônica de Aeronáutica do Rio de Janeiro (PAME-RJ); implementação operacional PBN, capacitação e treinamento em sistemas de navegação aérea; certificação de equipamentos aeroembarcados; navegação aérea nas bacias petrolíferas; Segurança Operacional; Uso Flexível do Espaço Aéreo (FUA); Nexo; e o desenvolvimento de um Portal Operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) na internet, num trabalho conjunto com a Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA, cujo projeto constará de três fases: a primeira com o lançamento do Portal na Intraer, a segunda com o lançamento na internet para usuários nacionais e a terceira, para usuários internacionais do corredor SAM (região do Caribe e América do Sul).

Por fim, o consultor da APLOG e representante do Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves, Luis Claudio Ribeiro da Silva, acertou com o Brigadeiro Gustavo que as próximas reuniões – Reunião Semestral com o VICEA e a primeira Reunião de Coordenação de 2015 – serão realizadas, respectivamente, nos meses de janeiro (segunda quinzena) e fevereiro (final do mês), em datas a serem definidas e posteriormente divulgadas.

Ao final da reunião, o Brigadeiro Gustavo agradeceu a presença de todos, enfatizando a importância do trabalho de cada um numa visão muito particular “de quem já esteve nesta função”, como ele próprio comentou.

“Agradeço o empenho dos senhores e desejo a todos um bom fim de ano. Que todos possam recarregar as energias para começarmos com tudo o próximo ano”.

 

Assessoria de Comunicação Social /DECEA (FSDTP)
Texto: Telma Penteado – jornalista (
Contato-Imprensa)
Fotos: Luiz Perez