DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo

GT Sirius realiza primeira reunião semestral de 2014


No último dia 8 de outubro, foi realizada a primeira Reunião Semestral de 2014 do GT Sirius. O grupo de trabalho gerencia a execução do Plano de Implementação ATM Nacional – PCA 351-3, instituído em 31 de outubro de 2012, através da portaria nº 152/DGCEA.

O evento, realizado na sala do chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (SDOP/DECEA), Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, atual coordenador do grupo de trabalho, contou com a presença dos membros do GT Sirius, gerentes de empreendimentos, além de militares e consultores do DECEA participantes em ações do programa.

Presidido pelo Vice-Diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Maurício Ribeiro Gonçalves, o GT Sirius reúne representantes da Vice-Direção, do SDOP, do Subdepartamento Técnico (SDTE), do Subdepartamento de Administração (SDAD), da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e da Assessoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (APLOG).

Na ocasião, foi feito uma avaliação da execução do Plano de Implementação ATM Nacional (PIMP). Foram apresentados e debatidos, durante a programação, assuntos relativos à evolução do serviço de informação de voo, implementação de gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo (ATFM), melhoria dos serviços de navegação aérea nas bacias petrolíferas, melhoria de qualidade, integridade e disponibilidade da informação aeronáutica, dentre outros projetos.

Durante a reunião, foram também mostrados gráficos com a evolução do Índice de Progresso Físico (IDP) do desempenho dos projetos relacionados aos empreendimentos Sirius.

Dentre os projetos em andamento estão programadas palestras sobre “Segurança de Redes”, divulgação sobre o uso flexível do espaço aéreo para as Forças Armadas, bem como o lançamento das versões em inglês e espanhol do Portal Sírius na Internet.

No site, disponível na internet na versão em português, o público tem acesso as principais informações dos empreendimentos, os benefícios de cada projeto, notícias veiculadas na mídia nacional e internacional sobre o programa, dentre outros assuntos.

O Programa Sirius propicia maior eficiência ao gerenciamento do tráfego aéreo no Brasil, com redução no tempo do voo, consumo de combustível, poluição do meio ambiente e ruído em torno dos aeroportos.

Ao final da reunião, o Major-Brigadeiro Gonçalves, agradeceu a presença dos participantes e enfatizou o compromisso do DECEA em prover todo o apoio que for necessário para a execução do Plano de Implementação ATM Nacional.

Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)

Reportagem: Denise Fontes (RJ 25254 – JP) – denisedfsg@decea.gov.br

Fotos: Luiz Eduardo Perez (RJ 201930 – RF) – perezlepb@decea.gov.br