DECEA-Departamento de Controle do Espaço Aéreo

13. Implantação do Sistema Multi-Site de Gestão da Qualidade na Prestação das Informações Meteorológicas e Aeronáuticas


Este empreendimento visa garantir a qualidade dos dados e serviços prestados pelos órgãos de meteorologia e de informações aeronáuticas subordinados ao DECEA, baseando-se na aplicação de procedimentos estabelecidos nas normas da família ISO 9000 e em conformidade com o recomendado pela Organização de Aviação Civil Internacional (OACI). A melhoria no gerenciamento da qualidade da informação meteorológica e aeronáutica é fator de alta relevância para alcançar um Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo integrado e interfuncional, que permita gerenciar, de forma segura, maior volume de tráfego aéreo e operações de aeródromos inclusive.

A informação meteorológica é o relato, a análise, a previsão, ou qualquer outra declaração relativa às condições meteorológicas existentes ou esperadas. Ela é vital para a segurança das operações aéreas, contribuindo para o conforto dos passageiros e facilitando o estabelecimento de rotas mais curtas, econômicas para os voos regulares. Embora os avanços da tecnologia tenham tornado as viagens aéreas menos sensíveis a determinados aspectos do estado do tempo, a meteorologia continua, e sempre continuará, a ser essencial para a segurança e eficiência das operações de voo e melhor aproveitamento do espaço aéreo.

A informação aeronáutica é o resultado do conjunto, da análise e da formatação do dado aeronáutico, sendo este uma representação de fatos aeronáuticos, conceitos ou instruções em uma maneira formalizada e adequada à comunicação, interpretação ou processamento. O papel e a importância da informação/dados aeronáuticos aumentou de forma significativa devido a implementação da Navegação Baseada em Performance (PBN), uso dos sistemas de navegação a bordo baseados em computadores e uso dos sistemas de comunicação por enlaces de dados, uma vez que uma informação/dado aeronáutico errôneo ou corrompido pode afetar a segurança  da navegação aérea.

 

Objetivo

Implantar um Sistema da Gestão da Qualidade (SGQ) nos Órgãos Provedores dos Serviços de Meteorologia (MET) e dos Serviços de Informações Aeronáuticas (AIS).

 

Benefícios esperados

  • Incremento da qualidade do Serviço de Meteorologia Aeronáutica, disponibilizado para todos os usuários da Comunidade ATM.
  • Incremento da qualidade do Serviço de Informações Aeronáuticas, disponibilizado para todos os usuários da Comunidade ATM.
  • Medição sistemática da satisfação do usuário em relação ao Serviço de Meteorologia Aeronáutica e ao Serviço de Informação Aeronáutica.