Direção-Geral

 

O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino é o atual diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nascido no Rio de Janeiro, RJ, em 8 de maio de 1956, tomou posse no atual cargo em 1º de abril de 2015.

TB Aquino

 

O diretor-geral do DECEA ingressou na Escola Preparatória de Cadetes do Ar (EPCAR) em 1973 e se formou na Academia da Força Aérea (AFA) em 1979. Possui longo histórico de atuação no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, onde, dentre outros cargos, já foi comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), presidente da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM) e presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). Com três mil horas de voo, o oficial-general é piloto inspetor, piloto de caça e de helicóptero.

Principais cargos e funções assumidos: presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA); presidente da Comissão de Coordenação e Implantação de Sistemas Espaciais (CCISE); presidente da Comissão para Coordenação do Projeto do Sistema de Vigilância da Amazônia (CCSIVAM); comandante do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I); chefe do Estado-Maior Combinado do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA); comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II); chefe da D.O. da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA); chefe da Divisão Técnica da Comissão de Fiscalização e Recebimento de Material - COMFIREM/SIVAM (EUA); comandante do Primeiro Esquadrão do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1º/1º GCC).