Notícia Destaque

Trilha de Capacitação é tema de workshop no DECEA

Nas apresentações foi possível conhecer as metodologias empregadas na implementação da Gestão de Pessoas por Competência nas Organizações Externas ao DECEA.


publicado: 24/11/2018 15:56

 




Foi realizado, no período de 21 a 23 de novembro, o Workshop – Trilhas de Capacitação, no auditório do Subdepartamento de Operações (SDOP) do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), com o objetivo de debater procedimentos e padronizar métodos de implementação da Gestão de Pessoas por Competências no Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), utilizando-se da Trilha de Capacitação.

O chefe do Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, fez a abertura do Workshop e pediu a dedicação dos presentes para a realização de um trabalho em conjunto com o fim de melhorar o acesso ao ensino e à aprendizagem no SISCEAB: "Trilha de Capacitação é um projeto estratégico e viável de gestão por competência. Peço que não percam essa oportunidade de apresentar os óbices das suas Organizações. Precisamos investir bastante para amenizar as dificuldades encontradas, principalmente a manutenção Sistema de Gerenciamento de Capacitação".

Entre os participantes e convidados, estavam militares e civis pertencentes aos efetivos do SISCEAB, do Comando-Geral de Apoio (COMGAP), do Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e do Centro de Instrução e Adaptação da Aeronáutica (CIAAR).

A Gestão de Pessoas por Competências tem a intenção de identificar e gerir os perfis profissionais que proporcionem um maior retorno aos processos desenvolvidos nas Organizações do DECEA, identificando talentos e as oportunidades de melhoria, suprindo as lacunas e agregando conhecimento em prol do Sistema e do bem-estar do seu efetivo. E, para que isso ocorra, são mapeados os processos, definindo, em cada posto de trabalho, as seguintes competências: conhecimento, habilidade e atitude existentes, comparando com as competências individuais, definindo os gaps de conhecimentos, sugerindo as Trilhas de Capacitação para que o servidor visualize e planeje a sua carreira profissional.

Nas apresentações foi possível conhecer as metodologias empregadas na implementação da Gestão de Pessoas por Competência nas Organizações Externas ao DECEA. No evento foram debatidas as metodologias empregadas na implementação da Trilha de Capacitação no sentido de efetivar a Gestão de Pessoas por Competências no âmbito do DECEA e Organizações Militares subordinadas.

Foram disseminados, também, os conhecimentos adquiridos durante o evento, padronizando metodologias para pôr em prática as ações necessárias à implementação de Gestão de Pessoas por Competências no DECEA e OM subordinadas.

Iniciando o ciclo de apresentações, a representante do CIAAR, a Tenente Pedagoga Gisele de Freitas Silva Medeiros, apresentou a palestra sobre a Gestão de Pessoas por Competências.

Em seguida, o Tenente-Coronel Aviador Marcelo Lopes da Rosa Lisboa Luz expôs o tema Projeto da Gestão por Competência de sua Organização, o COMGAP.

O Coronel Aviador Alcir Moreira de Moraes, da Divisão de Recursos Humanos (DRHU/SDAD), falou sobre a Fundamentação da Gestão de Pessoas por Competência no DECEA.

Em dupla, Mário Aparecido Mendes Tannuri e Tiago Vilela Gabriel Bassoto divulgaram o Modelo de Gestão por Competências do DCTA.

O Capitão Especialista em Aeronaves Fernando Pereira Predes, da DRHU/SDAD falou sobre o Modulo de Gerenciamento da Capacitação (MGC).

O Major Aviador Maximiliano Silva Lopes, da Divisão de Capacitação e Treinamento Profissional (DCTP/SDAD) apresentou o tema do workshop, Trilhas da Capacitação no SISCEAB. O oficial fez um mapeamento de qualificação com vistas ao desenvolvimento de habilidades individuais que irão contribuir para o crescimento e aprimoramento pessoal. Major Maximiliano relacionou os benefícios para o DECEA, utilizando os conceitos de essencial, necessário e desejável. "Essa classificação auxiliará na elaboração de plano de capacitação dos profissionais do DECEA", esclareceu o major, que finalizou sua apresentação mostrando o Panorama Atual das Trilhas.

A representante do Instituto de Cartografia da Aeronáutica (ICA), a Major Engenheira Cristiane de Barros Pereira, palestrou sobre a definição de OM Piloto, como também as suas documentações, o mapa e o índice de capacitação.

Na sequência, o tema Depuração de Curso da Área Técnica foi defendido pelo Coronel Wilson do Couto Filho, do Subdepartamento Técnico do DECEA (SDTE). O Especialista em Comunicações contextualizou a Origem do Trabalho e Status Atual, como também próximas ações.

O Tenente Claudius Sany Soares Cardoso, especialista em serviços de informações aeronáuticas do SDOP, definiu, em sua apresentação, o Perfil do Profissional AIM (gerenciamento de informação aeronáutica), contextualizando a Origem do Trabalho e seu Status Atual, como também as próximas ações.

A Tenente Bárbara Pacheco Lins, especialista em controle de tráfego aéreo, representando também o SDOP, expôs para o público o trabalho de Mapeamento de Competências do Profissional BCT (Controlador de Tráfego Aéreo), interpretando a origem do trabalho e o status atual.

"O encontro apresentou caminhos para a construção de uma estratégia para desenvolvimento das ações vindouras voltadas para o aprimoramento do desempenho atual e futuro dos indivíduos de uma organização, com base na construção sólida das trilhas de capacitação e baseado em experiências dos profissionais que se dedicam ao tema”, avaliou o Major Maximiliano.

 

Reportagem: Fátima Cerqueira

Fotos: Fábio Maciel