Notícia Destaque

Sistema de Gestão de Qualidade Multisite do DECEA passa por Auditoria Externa

publicado: 11/09/2019 13:42

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) passa, nesta semana, por uma auditoria externa para a certificação de seu Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) Multisite. Nos dias 10 e 11, os auditores Rubens Aparecido Adriano Lessa e Rafael Machado Hasman da Divisão de Certificação de Sistemas de Gestão do Instituto de Fomento e Coordenação Industrial (IFI) realizam as averiguações da primeira fase da auditoria, na sede da organização, que tem por referência a NBR ISO 9001:2015.

No primeiro dia, foi realizada uma reunião de abertura no auditório do DECEA na qual estiveram presentes militares e civis envolvidos com o SGQ. Na ocasião o chefe do Subdepartamento de Administração do DECEA, Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Júnior, abriu o evento abordando a importância da adequação dos serviços da organização aos padrões de excelência. "Gostaria de agradecer a presença de nossos auditores do IFI e dizer que todo o nosso pessoal está disponível sempre que precisar de modo a viabilizar os objetivos da Força Aérea com excelência. É para isto que estamos aqui, para dar mais qualidade e prestar um serviço cada vez mais eficiente aos nossos clientes."


Recém-implementado pelo DECEA, o Sistema de Gestão da Qualidade Multisite visa aprimorar, e adequar continuamente a um padrão de alta eficácia, o provimento de serviços de informações meteorológicas das Estações Meteorológicas de Superfícies (EMS); mais especificamente os produtos METAR e SPECI.

METAR (Meteorological Aerodrome Report - em português, Informe Meteorológico Regular de Aeródromo), é um comunicado codificado, que fornece informações sobre condições meteorológicas de um aeródromo regularmente, de hora em hora, aos usuários: pilotos, cias aéreas, operadores aeroportuários, etc. Já o SPECI (Special Report) é um informe análogo, porém extraordinário. Ou seja, publicado somente quando há uma alteração de condições meteorológica acentuada e não prevista no METAR.



Atualmente são 29 (figura acima) as EMS prestadoras dos serviços de informes meteorológicos abrangidas pelo SGQ. Elas estão instaladas em torres de controle de aeródromos, administradas pelo DECEA - por meio de seus Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) - e pelas empresas InfraeroInframerica e Costa do Sol - por meio de suas Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicação e Tráfego Aéreo (EPTA).

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho - marinhodm@decea.gov.br
Fotos: Fábio Maciel - fabiofrm@decea.gov.br

Assunto(s): CISCEA Auditoria SGQ