Notícia Destaque

Salão operacional do Centro de Gerenciamento da Navegação tem novo videowall

A instalação do novo videowall faz parte da terceira fase de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA).


publicado: 04/05/2018 10:40

 




O chefe do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito, apresentou o novo Videowall do Salão Operacional da Unidade no dia 27 de abril.

Embora as informações exibidas sejam as mesmas – fluxo de tráfego aéreo em tempo real, quantidades de pousos e decolagens, condições meteorológicas nos aeródromos, medidas ATFM (gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo) aplicadas – a visualização melhorou significativamente.

O painel antigo era composto por 24 telas de 50 polegadas, que agora dão lugar a 20 telões de LED de 72 polegadas cada, disposto em um arco côncavo que permite a melhor leitura dos dados pelos operadores que estiveram nas posições mais laterais do Salão.

A coordenação da implantação do novo videowall ficou a cargo da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA). A empresa ATC System foi a responsável pela instalação dos telões e acompanhou todo o processo. Paulo César Santos, representante da empresa ATC System, ressaltou o incremento tanto da exportação, quanto do gerenciamento de imagens.

Segundo os coordenadores da implantação – engenheiro de telecomunicações Ariosto Ruiz de Carvalho Junior e o técnico Alexandre Santos Coelho – os testes operacionais tiveram início no dia 20 de abril.

As operações assistidas aconteceram no período de 24 de abril a 3 de maio, mas só hoje, 4 de maio, o videowall entrou - oficialmente - com nova visualização.

O ganho operacional na parte de Tecnologia da Informação (TI) foi destacado pelo gerente nacional de fluxo de tráfego aéreo do CGNA, 1º Tenente Davi Monteiro de Medeiros, que comentou sobre a rapidez do backup, a robustez do sistema e a interface atualizada.

A instalação do novo videowall faz parte da terceira fase de implantação do Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA). "Até o final de 2019 serão atualizados os hardwares e o próprio software", declarou o chefe do CGNA.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA 
Reportagem: Telma Penteado – jornalista 
Fotos: Luiz Eduardo Perez
Edição: Daisy Meireles


Assunto(s): CGNA CISCEA ATFM