Notícias

Sala Master de Comando e Controle será reativada para a Copa América 2019

Governo Federal instala Sala Master de Comando e Controle para monitoramento das operações da aviação civil durante o evento esportivo


publicado: 07/06/2019 17:55

 






Nesta segunda-feira, 10 de junho, às 10h, o Comando da Aeronáutica vai inaugurar uma nova Sala Master de Comando e Controle – Copa América 2019, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro.

É a sexta vez que espaço de decisão colaborativa está sendo ativado, devido à sua experiência positiva comprovada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, em 2012 e, nos anos seguintes, com a Copa das Confederações 2013, a Jornada Mundial da Juventude, a Copa do Mundo da Fifa 2014 e nos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016.

Durante o período da Copa América 2019, haverá participação dos seguintes órgãos na Sala Master: Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Secretaria de Aviação Civil (SAC), Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Inframérica, Fraport, Vince, GRU Airport e demais concessionárias representadas pela XNG, empresas concessionárias de aeroportos e representantes da aviação executiva.

Num novo ambiente, a Sala Master de Comando e Controle terá monitoramento das operações nos sete aeroportos que atenderão as cidades-sede da Copa América 2019.

A atuação integrada e coordenada da Sala Master permitirá o compartilhamento de informações em tempo real entre os aeroportos das cinco cidades-sede (Belo Horizonte, Porto Alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo).

Participarão do evento de reinauguração,  o diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; o secretário-Executivo do ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio; o secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

Antes da cerimônia de inauguração, o Coronel Aviador Sidnei Nascimento de Souza fará uma explanação para os convidados e a imprensa sobre as atividades do CGNA, a história de sucesso da Sala Master nos eventos passados e o papel de cada órgão no ambiente operacional.

O CGNA está localizado na Praça Senador Salgado Filho, s/n - 4º andar – Centro – Rio de Janeiro/RJ.

 

 

Texto: Daisy Meireles

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista