Notícia Destaque

Revista Aeroespaço 68 já está disponível online no ISSUU

publicado: 21/03/2018 11:26

 




Clique na imagem para ter acesso à edição 68 da revista Aeroespaço

Reportagens e artigos divulgam o trabalho do efetivo do DECEA em suas áreas operacionais, administrativas e técnicas na sede e nas diversas Organizações Militares subordinadas.

Na edição 68, a reportagem de capa destaca o tema "Serviços Remotos",  um grande passo do DECEA no investimento em soluções economicamente viáveis à manutenções de operações e informações aeronáuticas. Vale muito conhecer o trabalho do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o CINDACTA IV, nessa atividade remota, em busca de eficiência e nível de qualidade idêntico ao presencial. A reportagem ressalta, ainda, a importância de profissionais que se empenham em desenvolver soluções para esses projetos remotos, utilizando os recursos existentes, com tecnologia de baixo custo e resultados expressivos. 

Nos artigos publicados, enfatizamos a importância da proficiência em inglês aeronáutico no Brasil, evidenciando a língua como ferramenta de trabalho para o controlador de tráfego aéreo.

Em outro, explicamos em detalhes as fases da implementação do RVSM (do inglês Reduced vertical separation minima or minimum) - mínimo de separação vertical reduzido - pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI). 

O direito do cidadão é outro tema da revista. A Lei de Acesso à Informação (LAI) trouxe transparência à administração pública e acesso garantido à informações que eram restritas. Estão relatados no texto o funcionamento do Serviço de Informação ao Cidadão (SIC) e do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) no DECEA e os números de atendimentos nos diversos setores.

E, para uma reflexão, outro artigo destaca o planejamento como essencial para realização de metas profissionais e pessoais. 

Duas reportagens da revista dão ênfase ao trabalho das operações de busca e salvamento (SAR) nas bacias oceânicas e ao fortalecimento de parcerias do DECEA no evento da CANSO 2017, realizado em Salvador.

Ainda nesta edição, divulgamos o resultado da Pesquisa de Clima Organizacional do DECEA e mostramos as percepções do efetivo em relação à Organização e informações para subsidiar o direcionamento das ações pelos gestores.


Por Daisy Meireles