Notícias

Nova edição da revista Aeroespaço já está disponível on line

publicado: 24/07/2018 11:13

 




No portal ISSUU já disponibilizamos a edição 69 da revista Aeroespaço, que traz em sua capa os painéis solares de Tiriós, projeto de geração de energia sustentável implementada pelo CINDACTA IV.

A nova publicação do informativo do Departamento de Controle do Espaço Aéreo consta de mais duas reportagens, além da matéria de capa. A primeira fala do projeto Landell - de operacionalização da CPDLC no espaço aéreo continental brasileiro. A segunda reportagem destaca o Curso Básico de Gestão de Documentos, que padroniza e otimiza os processos técnicos referentes às documentações do DECEA, suprindo as necessidades específicas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

Na seção Quem É? contamos a história do Major Lopes, militar do Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), suas experiências como comandante dos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs) de Morro da Igreja (SC) e São Gabriel da Cachoeira (AM), além de sua atuação na Subdivisão de Apoio, em Manaus.

Mais três artigos, frutos de colaboração dos nossos militares compõem essa edição. Na área de meteorologia, publicamos o artigo do Major Pereira, do Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), que dá ênfase ao Centro Nacional de Meteorologia Aeronáutica (CNMA) e a implementação do sistema de alta resolução realocável para defesa militar baseado no Weather and Reserach Forecasting.

Em outro artigo, a colaboração do Suboficial J. Luiz fala de economia e eficiência na implementação do Sistema de Gerenciamento de Pessoal Operacioanal (SGPO), que emite a habilitação técnica dos controladores de tráfego aéreo sem necessidade de impressão dos certificados - ação que insere o DECEA como pioneiro na permissão de acesso à informação em tempo real.

A responsabilidade do controlador de tráfego aéreo na comunicação com o piloto é outro assunto abordado no artigo do Suboficial da Reserva Rezende, que serviu no Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP). Hoje, Mestre em Linguística e professor universitário, Rezende enfatiza a fraseologia, componente de reforço à segurança operacional.

Por Daisy Meireles

Foto de Fábio Maciel