Notícia Destaque

Missão de Saúde Integrada Itinerante presta atendimento odontológico aos militares de Petrolina

publicado: 06/05/2019 10:55

 




No terceiro ano da Missão de Assistência Integrada Itinerante aos Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs) do Terceiro e Quarto Centros Integrados de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTAs III e IV), os profissionais de saúde celebram os resultados positivos com muito trabalho e solidariedade.

A ação, coordenada pelo Subdepartamento de Administração do DECEA, tem o objetivo de atender às demandas sociais, psicológicas e de saúde do seu efetivo e dependentes.

Entre os dias 22 e 27 de abril, o Destacamento de Petrolina (DTCEA-PL), localizado no interior de Pernambuco, foi contemplado com a iniciativa. Apesar de contar com convênios e credenciamento de hospitais, laboratórios e clínicas para a realização de consultas e exames, a deficiência na área de saúde odontológica é uma dificuldade para os militares e seus familiares, o que justifica a importância da missão nesta localidade, contribuindo para o resgate social e a qualidade de vida do efetivo.

O atendimento aos militares e familiares foi realizado nas dependências do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado (72° BIMTz) do Exército Brasileiro em Petrolina, PE. Durante cinco dias, profissionais de saúde da Odontoclínica de Aeronáutica de Recife (OARF) das especialidades de periodontia, odontopediatria, endodontia, dentística, protesista e cirurgia buco-maxilo atenderam 110 pacientes, entre militares e familiares do DTCEA-PL e do 72° BIMTz. Ao todo, foram realizados 689 procedimentos. “O Soldado do Exército Artur Ellys Neines Cordeiro, de 19 anos, ficou muito agradecido pela atenção e apoio recebido. “Aqui em Petrolina, o atendimento odontológico é muito precário. Com a vinda dos dentistas da missão de saúde, fui rapidamente atendido e foram feitas cinco restaurações, raspagem do tártaro e limpeza dos dentes”, comemorou o militar.

Outro ponto importante desta missão foi o apoio logístico prestado pelo Segundo Esquadrão de Transporte Aéreo (2º ETA – Esquadrão Pastor). A tripulação realizou o transporte dos profissionais de saúde e equipamentos.

Além do atendimento odontológico, o efetivo do DTCEA-PL contou também com a participação da assistente social do CINDACTA III, Priscila Ferreira de Queiroz Albuquerque, que falou sobre a concessão de benefícios sociais nas áreas de saúde e educação para o efetivo, além de prestar assistência aos militares do Destacamento e realizar visitas domiciliares e institucionais.

 

Integração entre Exército e Aeronáutica

Duas palavras sintetizaram o estreitamento dessa relação: solidariedade e operacionalidade. A primeira caracteriza a devida assistência dada aos militares e seus dependentes, já a segunda, diz respeito à pronta-resposta nos atendimentos.

Segundo o comandante do DTCEA-PL, Tenente Paulo Augusto Lacerda de Almeida Pinto, a missão integrada itinerante nas áreas odontológica e de assistência social faz com que os integrantes da Força, em locais mais distantes dos grandes centros, se sintam vistos e lembrados pelo alto comando. “Melhora a auto-estima dos militares e o bem-estar de seus familiares, refletindo em um desempenho no trabalho diário. O fato de termos compartilhado as instalações do 72° Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, durante a semana de atendimento odontológico, corrobora e amplia o laço com a força armada co-irmã no Vale do São Francisco”, avaliou.

O comandante do 72° BIMTz, Tenente-Coronel Antônio Anísio Oliveira Leite, complementou a importância dessa parceria entre as Forças Armadas. “Essa missão de saúde foi fundamental para poder levar assistência odontológica aos nossos militares, pois temos carência para atender os procedimentos mais específicos”, declarou.

A jornada de trabalho durante os cinco dias foi intensa. Dentre os vários procedimentos, foram realizadas restaurações, extrações, cirurgias, profilaxias e aplicação de flúor. Também foram ministradas palestras sobre prevenção da saúde bucal e oficina de contação de história e orientação para os pais das crianças. Para a mãe de Vinícius, de um ano, atendido pela Odontopediatra, o comprometimento da equipe de saúde merece destaque.  “Ficamos muito satisfeitos com o atendimento. Foram todos de uma grande sensibilidade, entenderam nossas necessidades e, ainda, fomos orientados sobre dicas sobre alimentação, mastigação e crescimento dos dentes do nosso filho”, relatou a esposa do Sargento Everton Alves de Araujo - do efetivo do DTCEA-PL.

Para o Tenente Dentista Márcio Klug da Cruz, chefe da equipe de saúde da OARF, essas ações são necessárias para apoiar as unidades mais isoladas e desassistidas. “É muito importante prestar serviços de saúde bucal e dar assistência aos militares e dependentes dos Destacamentos, que estão distantes fisicamente das Organizações de Saúde, além de poder auxiliar o Exército, fortalecendo os laços com quem sempre nos tem dado apoio”, afirmou.

 

Ações de promoção à saúde

A atividade, que teve também a participação da Secretaria de Saúde Municipal de Petrolina, contou com campanha de vacinação contra a Influenza, palestras socioeducativas e ações preventivas. A convite do DTCEA-PL, a nutricionista do Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica da Prefeitura Municipal de Petrolina, Célia Regina de Oliveira, orientou os militares sobre prevenção, controle e tratamento para hipertensão arterial.

Na palestra ministrada pelo Fernando de Aguiar Lemos, Professor Doutor em Educação Física da Universidade Federal do Rio São Francisco (UNIVASF), os militares tiveram a oportunidade de conhecer os aspectos que influenciam no aprendizado de habilidades motoras e participar de dinâmicas para otimização dos movimentos.

Ao final da missão em Petrolina, o clima era de total satisfação pelos resultados alcançados. “Estou extremamente feliz e grato, com a sensação de dever cumprido em levar atendimento e cuidados especializados a pessoas que têm dificuldade de acesso a OARF e com necessidades de serviços odontológicos. A gratidão das pessoas ao receberem tratamento odontológico é a melhor recompensa nos dias intensos de atendimento”, comemorou o Tenente Dentista Klug.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem e Fotos: Denise Fontes