Notícia Destaque

Militares do DECEA participam de treinamento sobre gestão de riscos

publicado: 15/07/2019 17:16

 




Profissionais da área de Meteorologia Aeronáutica do DECEA participam nesta semana, 15 e 16 de julho, de um treinamento sobre “Identificação, Análise e Avaliação de Riscos nos padrões da ABNT NBR ISO 31000:2018”.



O workshop tem por objetivos facilitar o entendimento sobre o conceito de risco e sua aplicabilidade no contexto da organização, demonstrar a integração do risco às diferentes áreas do negócio; prover conhecimento sobre a nova ISO 31.000 versão 2018, bem como propor a adoção desta metodologia universal de gestão de riscos.

Ministrado pela consultora Bianca Amorim, da Muda Desenvolvimento Organizacional Sustentável, o treinamento é mais uma ação da Seção de Qualidade Integrada (AIN4) do Subdepartamento de Administração do DECEA (SDAD), na formação da cultura da qualidade e na busca da certificação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) Multisite do DECEA, NBR ISO 9001:2015.

Militares de DECEA, diretamente envolvidos na elaboração e atualização de normas de meteorologia aeronáutica, participam do treinamento em conjunto com dois meteorologistas do Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), estes no intuito de capacitação para implementação do SGQ na unidade mencionado.

Para o chefe da Seção de Qualidade Integrada do SDAD, Tenente Meteorologista Alexandre de Souza Gouvêa, o treinamento focado na qualidade e gestão de riscos viabilizará, sobretudo, mais eficácia no planejamento destes profissionais. “Precisamos trabalhar a cultura da qualidade e esse é um trabalho contínuo. Do mesmo modo, não se pode falar de gestão de qualidade se não houver uma abordagem de risco. Com a gestão de risco evitamos os prejuízos do retrabalho, quando num dado processo é preciso refazer uma tarefa devido a um mal planejamento.”

Essa não é a primeira vez que a consultora da MUDA presta serviços ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB). A consultora já ministrou treinamentos sobre gestão da qualidade para o efetivo do Instituto de Cartografia Aeronáutica, cuja parceria contribuiu para a certificação do Sistema de Gestão de Qualidade do Instituto na NBR ISO 9001:2015.

O workshop treinamento sobre “Identificação, Análise e Avaliação de Riscos nos padrões da ABNT NBR ISO 31000:2018” ocorre na sala de capacitação do quarto andar da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

A Gestão de Riscos

A gestão de riscos é o processo de organizar e planejar recursos humanos e materiais de uma empresa de forma a reduzir ao mínimo possível os impactos dos riscos na organização, utilizando um conjunto de técnicas que visa minimizar os efeitos dos danos acidentais, direcionando o tratamento aos riscos que possam causar danos ao projeto, às pessoas, ao meio ambiente e a imagem da empresa.

Esse processo permite que a empresa atue de forma preventiva, erradicando possíveis perdas, sejam elas humanas ou materiais. Assim, a gestão de riscos não se resume à ação de detectar e controlar os possíveis riscos, mas, sobretudo, viabiliza criar um ambiente de melhorias contínuas.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Daniel Marinho 
Fotos: Luiz Eduardo Perez