Notícia Destaque

Militar do DTCEA Salvador participará dos 7º Jogos Mundiais Militares na China

publicado: 07/10/2019 16:10

 




Selecionada para os 7º Jogos Mundiais Militares, a 3º Sargento Ellen Caroline de Souza, especialista em Meteorologia, venceu a 2ª Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes, promovida pelo Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III).

Realizada em Recife, neste domingo, 7 de outubro, mês da Força Aérea Brasileira (FAB), a corrida é uma homenagem ao Brigadeiro Eduardo Gomes, uma personagem significativa para a história da Aeronáutica. O percurso da corrida foi na praia da Boa Viagem e teve 1.500 inscritos em duas modalidades (civil e militar), com percursos de 5km e 10km.

A Sargento Ellen percorreu 5 km em 21 minutos e 20 segundos, sendo a campeã na categoria militar feminina e a campeã-geral da corrida.

Segundo a Comissão de Desportos da Aeronáutica (CDA), a Sargento Ellen é a única militar do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) a participar dos 7º Jogos Mundiais Militares em 2019, que serão realizados na China, no período de 18 a 27 de outubro.

A potiguar, de 25 anos, dedica seus dias de trabalho na Estação Meteorológica de Superfície (EMS) do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV) desde 2018.

Nos Jogos Mundiais Militares de 2019, o Brasil participará com aproximadamente 350 atletas que competirão por medalhas em 29 modalidades. A Sargento Ellen disputará o Pentatlo Aeronáutico, que é composto de seis modalidades: natação com 100 metros e dois obstáculos, esgrima, prova individual de basquete, tiro de pistola de ar comprimido, pista de obstáculos e corrida de orientação.

Em 2018, a militar competiu pela primeira vez com a equipe brasileira na Suécia, no Campeonato Aberto Nórdico de Pentatlo Aeronáutico, onde o Brasil participou como convidado. Ellen alcançou o 6° lugar na competição. Em julho deste ano, no mesmo campeonato, dessa vez realizado na Lituânia, a atleta conseguiu a primeira colocação.

Desde a infância, a mãe a incentivava a praticar esportes. Depois de passar no concurso para a Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), durante a quarentena, Ellen assistiu a um vídeo sobre a equipe de Pentatlo Militar e resolveu participar da seletiva. Logo de início, destacou-se na primeira competição, alcançando o 3º lugar geral.

Na segunda série da EEAR, participou da competição esportiva entre escolas de formação das Forças Armadas, a MAREXAER, quando ganhou cinco medalhas de ouro e duas de prata. Já na quarta série, na mesma competição, foram seis de ouro.

E, por se destacar pelas inúmeras medalhas que ganhou, foi convocada para a equipe brasileira de Pentatlo Aeronáutico, quando aprendeu a praticar todas as modalidades exigidas pela categoria, muito diferente do Pentatlo Militar.

No Pentatlo Militar, as modalidades são lançamento de granada, tiro de fuzil real (de 200 a 300 metros), natação utilitária (com obstáculos), pista de obstáculos (PPM) e corrida de 4km.

Sentindo-se muito honrada com o convite do Brigadeiro do Ar César Faria Guimarães, comandante do CINDACTA III, para participar da 2ª Corrida Brigadeiro Eduardo Gomes, a Sargento Ellen aproveitou a oportunidade como treinamento para os 7º Jogos Mundiais Militares.

 

Reportagem: Daisy Meireles
Fotos: arquivo pessoal da 3S Ellen