Notícia Destaque

Mangrulho, às vésperas de completar 35 anos, comemora com revista especial contando sua história

publicado: 04/09/2020 11:54

 




Mangrulho, na sua definição, é um posto militar de observação em sítio elevado, formado de madeiras, onde o Atalaia, encarregado de realizar a vigilância, conduz o seu trabalho com presteza e prontidão. Por isso,  o 4°/1° GCC recebe o nome de Mangrulho, assim como seus militares denominados “atalaias”, retratando essas figuras históricas que realizavam a defesa das fronteiras do sul do País, em Santa Maria, Rio Grande do Sul.

Contamos, nesta edição, como foi o planejamento minucioso para o deslocamento do Esquadrão para Campo Grande - MS, com detalhamento preciso dos levantamentos realizados em missão precursora, até o planejamento juntamente com o Exército Brasileiro na preparação do terreno para instalação, pela primeira vez na história, da nova torre do Sistema TPS-B34 em solo não preparado. Esta foi a primeira missão de mobilidade do Primeiro Grupo de Comunicações e Controle (1° GCC) pelo KC-390 Millenium, do Primeiro Grupo de Transporte de Tropa (1° GTT). A missão na Ala 5, em Campo Grande, consistia em realizar a cobertura do espaço aéreo, em função da substituição do sistema TRS2230 do Destacamento de Controle de Espaço Aéreo de Jaraguari (DTCEA-JGI) pelo novo sistema LP23SSTNG, por um período de aproximadamente seis meses. A missão foi realizada com muita eficiência e muito aprendizado, que ficarão guardados na memória de cada Mangrulho.

Na próxima sexta-feira, dia 11 de setembro, o  Esquadrão Mangrulho completará 35 anos de criação e, para comemorar, o DECEA produziu uma revista digital especial, que está publicada na plataforma ISSUU. Vale conferir sua história e suas conquistas nesta edição.

Confira a edição especial e comemore com os mangrulhos esse aniversário!