Notícias

Instituto de Cartografia Aeronáutica colabora na renovação de procedimentos de naveção aérea argentinos

publicado: 11/04/2017 09:08

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), no espírito de cooperação e integração com as nações amigas, e seguindo os preceitos da Organização de Aviação Civil Internacional (OACI) quanto ao desenvolvimento e eficiência dos Serviços de Navegação Aérea, autorizou o engajamento de especialistas do Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) na missão de colaborar com a renovação de procedimentos de navegação aérea e reestruturação do espaço aéreo da Argentina, por meio de novos procedimentos PBN (Performance Based Navigation).

Assim, o chamado “Projeto PBN Argentina” foi iniciado no final do ano de 2016 e, em sua última fase, leva Oficiais Especialistas em Elaboração de Procedimentos e Cartógrafos do ICA para o país vizinho. Seguindo o que foi acordado entre os países, a Empresa Argentina de Navegação Aérea (EANA) arcou com todos os custos relacionados à missão.

Os militares do ICA estão utilizando as ferramentas computacionais recentemente adquiridas pela EANA, tais como o FPDAM (Flight Procedure Design and Air Space Management) e o Global Mapper. Na missão, iniciada em 20 de março, os profissionais do ICA colocam em prática toda a expertise adquirida ao longo dos últimos anos, reconhecida internacionalmente, e cumprem a tarefa de elaborar cartas IFP (Instrument Flight Procedures - Procedimentos de Voo por Instrumento) para diversos aeródromos do território argentino, além de realizarem o treinamento final dos técnicos daquele país.

Nessa empreitada, com previsão de término para 10 de junho, o ICA e o DECEA estão contribuindo para elevar, cada vez mais, o nome do Brasil junto aos demais países da região.

Fonte: Seção de Comunicação Social do ICA
Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.gov.br