Notícias

FAB participa da inauguração do Controle de Aproximação Guarani, no Paraguai

publicado: 24/10/2019 16:27

 




Com a presença do Presidente do Paraguai, Mario Abdo Benítez, foi inaugurado, na manhã desta quinta-feira, dia 24 de outubro, o Controle de Aproximação Guarani (APP Guarani), nas dependências do Aeroporto Internacional Guarani, no município de Minga Guazú, próximo à Ciudad del Este.

O órgão que irá gerenciar parte importante do tráfego aéreo paraguaio é fruto de um acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), por meio do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA).

O evento contou com as presenças do presidente da Dirección Nacional de Aeronautica Civil (DINAC), Edgar Alberto Melgarejo Ginard; do comandante da Força Aérea Brasileira, Tenente-Brigadeiro do Ar Antônio Carlos Moretti Bermudez; do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas; do vice-diretor do DECEA, Major-Brigadeiro do Ar Walcyr Josué de Castilho Araújo; do presidente da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos; do chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino; demais autoridades paraguaias e brasileiras.

Objetivando o desenvolvimento e o aprimoramento da gestão do controle do espaço aéreo na região de fronteira entre Brasil e Paraguai, bem como monitorar o tráfego de aeronaves envolvidas em atividades ilícitas transnacionais, foi assinado um Acordo de Cooperação Mútua em 10 de fevereiro de 2000 e, posteriormente, um entendimento técnico em 3 de outubro de 2018, aprovando a implementação do X-4000, software de controle de tráfego aéreo desenvolvido totalmente com tecnologia brasileira, para modernizar e facilitar o trabalho dos controladores, aprimorando a segurança das operações aeronáuticas a partir da console de tráfego aéreo.

A capacitação operacional ficou a cargo do SDOP do DECEA. O treinamento dos controladores paraguaios e o estágio do STVD X4000 foram realizados no Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Foz do Iguaçu (DTCEA-FI).

As consoles de controle de tráfego aéreo e suas respectivas centrais de áudio, oriundas do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Salvador (DTCEA-SV), foram instaladas pelos técnicos da da CISCEA.

O presidente da DINAC demonstrou a satisfação com este momento tão relevante para o Paraguai: “Demos um grande passo tecnológico, que é fruto desta cooperação com nosso país-irmão, o Brasil. Esta cooperação, senhor presidente, não somente nos trouxe todos os equipamentos, mas também toda a montagem e a formação dos controladores e técnicos de tráfego aéreo que, a partir de hoje, vão garantir a segurança das operações aéreas do nosso país. Quero, sobretudo, ressaltar um feito: a confiança. Como já disse um sociólogo norte-americano, é a confiança mútua e o interesse mútuo que têm mantido os povos unidos. Agradecemos a confiança que o Brasil depositou em nosso país. O Paraguai confia no Brasil, confia nesta grande nação e em seu avanço tecnológico”, frisou Edgar Ginard.

Na sequência, a palavra foi passada ao comandante da Aeronáutica brasileira. “Temos aqui, mais uma vez, a oportunidade de ratificar esse proveitoso convívio, quando testemunhamos a concretização de um trabalho iniciado em 2000, quando foi firmado um Acordo de Cooperação. A partir de hoje, o Controle de Aproximação Guarani terá a capacidade de operar o controle radar em sua Terminal, o que contribuirá para a melhoria das operações aéreas na região da tríplice fronteira. Manifesto a convicção de que o APP Guarani reforça, ao mesmo tempo, os laços de amizade que une nossos países e a consciência do papel significativo desempenhado por nossas Forças Aéreas na garantia da inviolabilidade do espaço aéreo que encobre nossos territórios”, declarou o Tenente-Brigadeiro Bermudez.

Assim, após os discursos, chegou o momento em que as autoridades paraguaias e brasileiras foram à frente da plateia presente e, com a imagem da console X-4000 projetada no telão ao fundo, oficializaram a entrada em operação do APP Guarani.

O presidente do Paraguai, Mario Benítez, e as autoridades aeronáuticas fizeram então uma visita ao APP, onde os controladores de tráfego aéreo mostraram, em tempo real, as aeronaves em voo sendo por eles gerenciadas.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Telma Penteado
Fotos: Luiz Perez