Notícia Destaque

Em visita inédita ao Brasil, Fang Liu, secretária-geral da ICAO, conhece unidades do DECEA

publicado: 31/03/2017 17:08

 




A secretária-geral da International Civil Aviation Organization (ICAO), Fang Liu, esteve no Brasil em visita inédita. Duas organizações militares subordinadas ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foram contemplados: o Primeiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), em Brasília, e o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no Rio de Janeiro.


Durante as visitas, a secretária-geral da ICAO esteve acompanhada pelo Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino e pelo Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, respectivamente, diretor-geral e chefe do Subdepartamento de Operações do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), e também pelo diretor regional da OACI para a América do Sul, Franklin Hoyer.


Na segunda-feira, 27 de março, Fang Liu esteve no CINDACTA I, quando seu comandante, Brigadeiro do Ar Gustavo Adolfo Camargo de Oliveira, abordou assuntos relacionados ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) e especificamente detalhou as atividades do Centro de Brasília.


Fang Liu conheceu as áreas operacionais do Centro de Controle de Área (ACC-BS), do Controle de Aproximação (APP-BR) e do Primeiro Centro de Operações Militares (COpM1) de Brasília e disse estar impressionada com o peculiar sistema de serviço de navegação aérea do Brasil, não só para a operação da aviação civil e militar, mas também pela estreita coordenação e operação conduzida pelo CINDACTA I.


“Parabéns pelo bom trabalho realizado em prol da operação segura e do desenvolvimento da aviação civil nacional e internacional. A ICAO anseia pelo fortalecimento da cooperação com o CINDACTA I no campo da navegação aérea. O Brasil possui um sistema de navegação e vigilância únicos e que funcionam muito bem”, disse a secretária-geral durante a visita, reforçando a referência do SISCEAB para o mundo, diante do que viu no CINDACTA I, unidade que concentra o maior volume de tráfego aéreo do Brasil. Segundo dados, o CINDACTA I gerencia 2.500 planos de voo simultâneos e seus controladores de tráfego aéreo monitoram até 750 pistas radar ao mesmo tempo. 




Para o Tenente-Brigadeiro Aquino, a mensagem da secretária da ICAO foi muito clara, de que o Brasil está construindo uma integração global nos serviços de navegação aérea e é um país que  tem a liderança nesse processo dentro da América do Sul. “É muito importante nós nos alinharmos dentro desse modelo que está sendo construído. Tenho certeza de que o Brasil, juntamente com todos os países vizinhos, conseguirá construir uma atividade de navegação aérea muito mais forte e muito mais segura”, avalia o diretor-geral do DECEA.




Em sua agenda, no dia 29 de março, quarta-feira, Fang Liu participou da abertura do IBAS – International Brazil Air Show, que está sendo realizado no Rio de Janeiro desde o dia 29 de março – com término em 2 de abril, no aeroporto internacional Tom Jobim – quando foi destaque no seminário “Woman in Aviation” – que promoveu discussões a respeito do incentivo à participação das mulheres na aviação na América Latina e reconhecer as pioneiras que trouxeram contribuições históricas para o setor. 


Na sexta-feira, 31 de março, no programa de visitas de Fang Liu constou da ida ao CGNA, quando foi recebida pelo chefe da Unidade, Coronel Aviador Ricardo Luiz Dantas de Brito.


O Tenente Joaquim Tavares Lobo Junior, especialista em controle do tráfego aéreo, apresentou a missão e o trabalho realizado pelo CGNA e, no salão operacional, especificou as ações de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo no Brasil e a garantia da segurança operacional, explicando como são realizadas as coordenações do tráfego aéreo com outros países.


Dentre outras informações, Fang Liu tomou conhecimento do sucesso da atuação do CGNA durante os grandes eventos realizados no Brasil desde 2012 até 2016 (Jornada Mundial da Juventude, a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos).


Outro assunto destacado na visita foi a relação do CGNA (órgão provedor) com as empresas aéreas (usuários do espaço aéreo), através do processo de decisão colaborativa, quando Fang Liu demonstrou bastante interesse pelo assunto e surpresa com a desenvoltura operacional do Centro.


A ICAO é responsável pela promoção do desenvolvimento seguro e ordenado da aviação civil mundial, por meio do estabelecimento de normas e regulamentos necessários para a segurança, eficiência e regularidades aéreas, bem como para a proteção ambiental da aviação. Com sede em Montreal (Canadá), a ICAO é a principal organização governamental de aviação civil, sendo formada por 191 Estados-contratantes, incluindo o Brasil, e representantes da indústria e de profissionais da aviação.


 


Assessoria de Comunicação Social do DECEA

CINDACTA I – fonte e fotos Seção de Comunicação Social 

Reportagem e edição final – Daisy Meireles (RJ 21523 JP) – Fotos de Fábio Maciel 


Assunto(s): CGNA CINDACTA I ICAO