Notícia Destaque

DECEA recebe visita de comitiva dos Emirados Árabes

publicado: 19/11/2019 16:41

 




Na última semana, no período de 12 a 14 de novembro, uma comitiva de militares dos Emirados Árabes Unidos esteve pela primeira vez no Brasil para uma visita ao Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e organizações subordinadas, com o objetivo de conhecer os diferentes sistemas de controle do espaço aéreo.

Mohammed Khaled Murad Hasan, Sulaiman Ahmed Sulaiman Obaid Alsalami, Mohammed Rashed Ahmed Almur Alkaabi, Jasem Mohammed Abdulrahman Abramsi Alteneiji, dois controladores de tráfego aéreo, um meteorologista e outro militar da área operacional, ficaram impressionados com o trabalho realizado no Brasil.

No primeiro dia, 12 de novembro, após as boas-vindas do Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP), Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino,  e um briefing sobre o DECEA, eles se dirigiram para o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA), acompanhados pelo secretário-executivo da Comissão de Estudos Relativos à Navegação Aérea Internacional (CERNAI), Coronel Aviador Antonio Augusto Rosa Salles.

“Acho importante este tipo de intercâmbio para o Brasil, porque isso aumenta a integração de Defesa entre duas nações amigas, que tem um panorama diferente. O Brasil, país de reconhecida importância pela Organização da Aviação Civil Internacional (OACI) possui sistemas de gerenciamento de tráfego aéreo e inspeção em voo já consolidados e por esta razão temos muito a contribuir neste sentido”, defendeu o Coronel Salles.

No ICA, foram recepcionados pelo Chefe da Divisão de Operações, Tenente Coronel CTA Clóvis Fernandes Júnior, que fez uma apresentação institucional em inglês, descrevendo em detalhes o funcionamento da Subdivisão de Cartografia, distribuída nas Seções de Operação de Campo, Cartas Visuais, Cartas Especiais, Cartas Solo e, por fim, Cartas de Gerenciamento de Dados de Terreno e Obstáculo.

Também foi mostrado o portal AISWEB, fonte oficial de informações aeronáuticas (AIS) no Brasil e o GEOAISWEB, ferramenta desenvolvida em software livre, que apresenta informações AIS diretamente em um mapa possibilitando o uso combinado com as cartas.

A seguir fizeram uma visita na Seção de Fotogrametria, onde foi demonstrado o funcionamento do software de Elaboração de Procedimentos de Navegação Aérea (FPDAM, do inglês Flight Procedure Design & Airspace Management).

Na manhã do dia 20, a comitiva foi recepcionada no Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), organização militar subordinada ao DECEA, responsável pela aferição, medição e análise da qualidade dos auxílios à navegação aérea e a homologação de procedimentos de tráfego aéreo.

A primeira parada foi a bordo da aeronave-laboratório Legacy 500, utilizada pela tripulação do GEIV para realização de inspeções em voo, onde conheceram os equipamentos embarcados e puderam entender a logística da inspeção em voo.

Após assistir ao vídeo institucional do Grupo, acompanhados pelo piloto inspetor Major Aviador Carlos Eduardo Azevedo Alvares, os militares fizeram uma visita à Seção de Aferição e Equipamentos Especiais, responsável pela manutenção, reparo e calibração de equipamentos especiais do GEIV.

À tarde, a comitiva visitou o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), organização militar subordinada ao DECEA, responsável pela harmonização do gerenciamento do fluxo de tráfego aéreo e demais atividades relacionadas à navegação aérea.

Acompanhados pelo Primeiro Tenente Joaquim Tavares Lobo Junior, da Subdivisão de Organização e Gerenciamento do Espaço Aéreo, puderam conhecer as atividades realizadas no Salão Operacional: de gerenciamento de fluxo de tráfego aéreo, de garantia da segurança na operação e a célula de Tomada de Decisão Colaborativa (CDM), que reúne representantes de companhias aéreas nacionais e internacionais e órgãos de governo.

No último dia de visitas, quinta-feira, 14 de novembro, a comitiva de militares dos Emirados Árabes foi conhecer o Destacamento de Controle do Espaço Aéreo do Galeão (DTCEA GL). Após apresentação do histórico e da missão do DTCEA, a comitiva visitou a torre de controle do Galeão e o Controle de Aproximação (APP) da área Rio.

Fechando a programação, na parte da tarde, a comitiva seguiu para o recém-criado Centro Integrado de Meteorologia Aeronáutica (CIMAER), localizado no bairro Ilha do Governador, no Rio de Janeiro.

Recepcionados pelo Tenente Especialista em Meteorologia Vicente Batista Rangel, os visitantes tiveram a oportunidade de conhecer o passado e o futuro da meteorologia aeronáutica, bem como os avanços que estão por vir na prestação do serviço de vigilância e previsão.

Em seguida, a comitiva se deslocou para o Centro Meteorológico Integrado (CMI), onde foram recepcionados pelo Capitão Especialista em Meteorologia Clayton Wagner Melo Gonçalves.  O militar explicou aos visitantes estrangeiros sobre a operação dos radares meteorológicos em um único Centro e como é feito o tratamento de dados das estações meteorológicas de superfície e altitude, além da nova concepção de centralização da prestação do serviço meteorológico aeronáutico.

“Em nossa primeira vez no Brasil, conhecemos organizações e a forma como operam. O trabalho do ICA, como são feitas as rotas utilizando softwares, nos deu uma ótima ideia de como é realizado o trabalho por aqui. E a Inspeção em Voo, o dia a dia do trabalho do GEIV, suas missões, os acordos operacionais. Para nós foi muito interessante visitar o seu país”, disse o controlador de tráfego aéreo, Tenente Coronel Jasem Mohammed.

O itinerário ao Brasil, pioneiro na implantação de novas tecnologias na América do Sul, segue um cronograma de visitas que teve início em países do continente europeu.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos
Fotos: Fabio Maciel (ASCOM DECEA)
Sargento Sérgio Henrique da Costa Raeder (ICA)    
SO Laplace S’antana (DTCEA GL)