Notícias

DECEA participa de coletiva de imprensa do lançamento do Projeto Agile GRU

publicado: 11/12/2018 16:12

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) participou, nesta terça-feira (11/12), em São Paulo (SP), da coletiva de imprensa do lançamento do Projeto Agile GRU, iniciativa que implementa a operação para pousos e decolagens simultâneos no Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos (SP).

O Projeto Agile GRU é resultado do trabalho conjunto entre o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), o Aeroporto Internacional de São Paulo (GRU Airport), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (INFRAERO), a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e a International  Air Transport Association (IATA), com apoio da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Durante a coletiva de imprensa das organizações responsáveis pelo projeto, o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino falou sobre a importância da operação. O objetivo é melhorar o fluxo aéreo, reduzindo tempo de espera das aeronaves em voo e no solo, trazendo benefícios tanto para o usuário do transporte aéreo quanto para a comunidade aeroportuária”.

O procedimento inédito, batizado de Operação Segregada sob Condições Meteorológicas Visuais (VMC), entrou em vigor no dia 6 de dezembro, no Aeroporto Internacional de São Paulo.

O Capitão Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Marcos Roberto Peçanha dos Santos, representante do DECEA no Grupo de Trabalho Agile GRU, apresentou as etapas do projeto. “A implementação é resultado do processo de decisão colaborativa, desenvolvido entre os órgãos, que envolveu várias etapas, desde a elaboração de novos procedimentos de navegação aérea, confecção de novas cartas aeronáuticas até a homologação dos procedimentos, com o objetivo de aumentar a eficiência das operações do maior aeroporto do País”.

Houve também a apresentação dos vídeos sobre o Projeto Agile GRU e o treinamento dos controladores de tráfego aéreo, no Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), em São José dos Campos (SP). Passaram por treinamento nos Laboratórios de Simulação no ICEA 227 controladores de tráfego aéreo (ATCO) da Torre de Controle do Aeroporto de Guarulhos (TWR-GRU) e do Controle de Aproximação São Paulo (APP-SP), totalizando uma carga de 4.820 horas de exercícios.

 

Benefícios

A operação que dá independência às duas pistas aumentará a capacidade de funcionamento do aeroporto, especialmente nos horários com maior movimento aéreo. O percentual de tempo em condições meteorológicas visuais é de 75%, o que torna viável esse tipo de procedimento.

O Aeroporto de São Paulo é o maior do País e o mais movimentado da América do Sul em número de passageiros, com uma média de 40 milhões de usuários por ano. Por dia, são cerca de 830 movimentos aéreos, entre pousos e decolagens, de acordo com dados da Concessionária GRU Airport.

Para formalizar as novas operações, os membros do Grupo de Trabalho do Agile GRU assinaram o Termo de Referência de Implantação do projeto. Após a coletiva de imprensa, os jornalistas fizeram imagens da operação em curso.

 

Autoridades presentes ao evento

O evento contou com a presença do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas, do Presidente da Comissão de Implantação de Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), Major-Brigadeiro Engenheiro Fernando Cesar Pereira Santos, do Chefe do Subdepartamento Técnico do DECEA, Brigadeiro Engenheiro Dalmo José Braga Paim; do chefe do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP),  Coronel Aviador Anderson da Costa Turola, além de autoridades da GRU Airport, INFRAERO, ANAC, Secretaria de Aviação Civil (SAC), ABEAR, IATA, Federal Aviation Administration (FAA) e diversas empresas aéreas.

Assista aos vídeos sobre o Projeto Agile GRU.

 

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA Reportagem: Denise Fontes Fotos: Fábio Maciel Vídeos: José Pereira