Notícias

DECEA lança aplicativo para Licença de Navegação Aérea (LPNA)

publicado: 30/10/2019 15:38

 




Para facilitar o acesso de controladores de tráfego aéreo às informações da sua habilitação profissional, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou o aplicativo LPNA, que disponibiliza a Licença de Pessoal da Navegação Aérea em tablets e smartphones. O lançamento foi no dia 20 de outubro, Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo.

O aplicativo é um documento digital, emitido pelo DECEA, que certifica os profissionais, civis e militares, nas seguintes funções: Controlador de Tráfego Aéreo, Operador de Estação Aeronáutica, Radioperador de Plataforma Marítima e Gerente de Controle do Espaço Aéreo.

A LPNA já estava disponível na internet, e a nova versão disponibiliza os serviços de maneira ainda mais ágil. “O aplicativo coloca a licença no bolso do controlador de tráfego aéreo, e permite uma comunicação mais rápida entre o DECEA e o profissional certificado. É um hub de conteúdo e serviços para nossos operadores”, observou o Chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino.

Esse aplicativo possui uma área destinada a notificações, na qual o DECEA emite avisos de interesse geral dos profissionais como, por exemplo, a proximidade do vencimento do Certificado Médico Aeronáutico (CMA). Além disso, a ficha cadastral contendo dados pessoais, histórico profissional, conceito operacional, inspeção de saúde e os cursos realizados pelo profissional também pode ser acessada via aplicativo. Futuramente, outras funções estarão disponíveis, como a realização de simulados de testes operacionais, acesso a publicações técnicas e a escala operacional do profissional.

Desenvolvido pela ATD (Assessoria de Transformação Digital) do SDOP, o aplicativo utiliza o conceito de plataforma, isto é, o objetivo é permitir que vários serviços possam ser adicionados a cada atualização. Até o fim do ano, por exemplo, começará a ser implementado o módulo Escala no SGPO (Serviço de Gerenciamento de Pessoal Operacional), o que permitirá aos controladores do órgãos que usarem o sistema o gerenciamento de suas escalas, inclusive com possibilidade de solicitar trocas via aplicativo.

O lançamento do LPNA mobile marca a inauguração dos canais oficiais do DECEA na Apple Store (iOS) e Play Store (Android), vinculadas às lojas da Força Aérea Brasileira (FAB) para aplicativos. O DECEA irá disponibilizar outros aplicativos para a comunidade aeronáutica, como a Plataforma de Registro de Ocorrências e Ações (PROA), Sistema de Gerenciamento de Testes Operacionais (SGTO), Central de Ajuda Mobile, Eletronic Flight Bag (EFB), no decorrer dos próximos meses.

Transformação Digital no DECEA

A ATD do SDOP do DECEA, sediada no Rio de Janeiro, tem por missão desenvolver produtos a partir da digitalização e automatização dos processos do SDOP com objetivo de aumentar a capacidade operacional e facilitar o acesso aos serviços a comunidade aeronáutica e ao cidadão. A ATD possui polos no Primeiro e no Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA 1 e 3), sediados em Brasília e em Recife, o que viabiliza o contato direto com a operação, aumentando a capacidade de identificar oportunidades de melhorias.

Os produtos desenvolvidos pela ATD viabilizam o acesso a diferentes serviços. O SysAGA recebe as solicitações de processos da área de aeródromos, como, por exemplo implantação de Objeto Projetado no Espaço Aéreo (OPEA). O Gerador Automático de Desenho (GAD) é a ferramenta que agiliza o trabalho dos analistas do DECEA que usam o SysAGA, por meio da automatização na geração dos desenhos a partir da base de informações sobre aeródromos.

A Plataforma JJAER dá, às partes interessadas, acesso aos processos da Junta de Julgamento da Aeronáutica por meio digital.  A Central de Ajuda é o repositório de informações sobre os produtos digitais e, por meio de tutoriais, busca orientar os usuários, além de dar acesso ao Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC).

 

FONTE: ATD/SDOP
Fotos: Luiz Eduardo Perez - ASCOM/ DECEA