Notícia Destaque

DECEA visita cias aéreas

Objetivo foi buscar melhorias nos processamentos de planos de voo e na divulgação de informações aeronáuticas


publicado: 06/08/2018 09:19

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) visitou entre os dias 24 e 27 de julho, as quatro maiores companhias aéreas brasileiras (GOL, AZUL, LATAM e AVIANCA), sediadas em São Paulo, a fim de buscar melhorias nos processamentos de planos de voo e na divulgação de informações aeronáuticas.

As visitas operacionais foram realizadas pelos representantes do Subdepartamento de Operações (SDOP) do DECEA e do Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), envolvidos com o Serviço de Informação Aeronáutica (AIS).

Durante o encontro, os gerentes de despacho de voo das companhias aéreas apresentaram os setores envolvidos no planejamento e na coordenação dos voos e explicaram a rotina de cada função pertencente aos setores.

Após as explanações aos militares, houve uma reunião com os responsáveis dessas áreas, para apresentarem as melhorias que o DECEA vem desenvolvendo em relação ao serviço de informação aeronáutica, como o Sistema de Gestão de Fluxo de Tráfego Aéreo (SIGMA), o Serviço de Informação Aeronáutica (AISWEB) e o EFB (Eletronic Flight Bag). Foram, também, esclarecidas algumas dúvidas com relação aos diversos sistemas e puderam ainda ouvir críticas positivas, no intuito de aperfeiçoar e otimizar os processos de preenchimento de planos de voo e de recebimento de informações aeronáuticas.

Ao final de cada visita, eles agradeceram a disponibilidade dos militares e o estreitamento na relação entre o DECEA e a aviação comercial, além de firmar um compromisso para participar de futuros testes que venham a ser necessários nas atualizações dos sistemas relacionados ao Serviço de Informação Aeronáutica.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Fonte e Fotos: Capitão Gustavo Rossi (SDOP - DECEA)
Edição: Denise Fontes