Notícias

DECEA comemora sétimo aniversário

publicado: 03/10/2008 09:27

 




No dia 2 de outubro, no hangar do Grupo de Inspeção em Vôo (GEIV), o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) comemorou o sétimo aniversário de sua criação. A data marca o instante em que o Comando da Aeronáutica deu às atividades de defesa aérea e controle do tráfego aéreo no País uma outra dimensão institucional, transformando a Diretoria de Eletrônica e Proteção ao Vôo (DEPV) em Departamento integrado ao Alto-Comando.

Nesses sete anos, o DECEA caminhou com competência e superação, motivado por um espírito empreendedor e continua contribuindo para a manutenção da segurança da navegação aérea e a prevenção de acidentes aeronáuticos.

A cerimônia militar foi prestigiada por autoridades como o Comandante da Aeronáutica, Ten Brig Ar Juniti Saito, e o Presidente do Superior Tribunal Militar, Ten Brig Flávio de Oliveira Lencastre, bem como de chefes, comandantes, presidentes e diretores das Organizações Militares subordinadas ao DECEA.

Após a entoação do Hino Nacional Brasileiro por todos os presentes – a cerimônia seguiu com a entrega de prêmios ao graduado, padrão e servidor civil padrão do DECEA, como reconhecimento pelos seus esforços no trabalho, contribuindo para o crescente sucesso da missão conjunta do Departamento.

O graduado padrão SO SAD Geraldo Ferrucio de Santana, o praça padrão CB SAD Alexandre Ferreira Garcia e o servidor público civil Ícaro Gomes de Araújo foram escolhidos por refletirem legítimas personificações dos mais elevados valores éticos e morais, assim como serviram de exemplo de competência e dedicação ao SISCEAB.

Em seguida, foi realizada pelo Diretor-Geral do DECEA, Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso, e pelo Vice-Diretor, Maj Brig Ar Élcio Pichi, a entrega de medalhas militares por tempo de serviço:

20 anos - medalha de prata:

* Ten Cel Sílvia Magalhães * Maj Loureiro * 2º Ten Avelar * SO Grace Mary * SO Claudia Marques * SO Gláucio * 2S Nélio

10 anos - medalha de bronze:

* Cap Godinho * 1ª Ten Lislaine * 1º Ten Deoclides * 1S Pinheiro * 2S Souza Lima * 3S Júnior

O Ten Brig Ramon – em sua Ordem do Dia alusiva ao aniversário – disse que uma organização como o DECEA tem que estar atenta às mudanças conjunturais, ao desenvolvimento tecnológico, a novos conceitos operacionais e às prováveis transformações que se interpuseram para fazer face aos novos desafios. “Temos que agir, nos mobilizando para buscar o cumprimento da missão sem deixar de acolher e tratar cada situação com a mesma pertinácia e profissionalismo que nos caracterizam” – proclamou o Diretor-Geral.

Finalizando, o Ten Brig Ramon declarou que o DECEA comemora o seu 7º aniversário inspirado pelos exemplos do passado: “com os pés firmemente calcados na realidade do presente e de olhos postos no futuro, aceitando com tranqüilidade o que estiver por vir, porque estamos preparados”.

[slideshow=17]