Notícia Destaque

DECEA, CISCEA e Frequentis recebem prêmio de tecnologia em congresso internacional

publicado: 10/03/2017 14:25

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) e a empresa Frequentis, receberam, conjuntamente, o prêmio IHS Jane´s Air Traffic Control Awards, durante o Congresso Mundial de Gerenciamento do Tráfego Aéreo (World ATM Congress), realizado na última terça-feira, 7 de março, em Madri, Espanha.

Tenente Brigadeiro Aquino recebe o prêmio IHS Jane’s ATC Technology Award[/caption]


A delegação do DECEA e da CISCEA contou com a presença do diretor-geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, do presidente da CISCEA, Major-Brigadeiro do Ar Sérgio Roberto de Almeida, do subdiretor de operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, do subdiretor técnico do DECEA, Coronel Engenheiro Dalmo José Braga Paim, do gerente de projetos da CISCEA, Cel R1 Régio Marcos de Abreu, do adjunto da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente Coronel Engenheiro Marcos Aurélio Valença Belchior, do gerente de programas da CTCEA, Cláudio Macedo, do Coronel R1 Cláudio Luiz Rocha Carneiro e do Coronel R1 Ronaldo Ney Telles Belchior Oliveira Filho.

A solução tecnológica de rede de comunicações operacional ATN-BR (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro - NextGen ATN-Brazil – First deployed SDN in ATM), foi a vencedora na categoria Inovação e Tecnologia.

Desde 2001, o evento premia anualmente as mais destacadas iniciativas dentre 6 diferentes categorias, cujos resultados agregaram maior eficácia para a atividade do controle do espaço aéreo ao longo do período. Projetos das mais diversas organizações do controle aéreo são submetidos ao crivo de uma mesa julgadora composta por representantes da Organização dos Serviços de Navegação Aérea Civil (CANSO – Civil Air Navigation Services Organization), também promotora do evento, Eurocontrol, FAA (Administração da Aviação Federal dos EUA), IATA (Associação do Transporte Aéreo Internacional), dentre outras.

"Estamos muito orgulhosos de ganhar este fantástico prêmio junto com a nossa cliente CISCEA e esperamos continuar a implementar futuras redes ATM baseadas em IP. Graças à CISCEA por confiar em nossas capacidades e graças ao IHS Jane por reconhecer este projeto como importante e de excelência", disse Hannu Juurakko, Vice-Presidente ATM Civil da Frequentis.
A solução ATN-BR é uma rede de tráfego aéreo de nova geração, baseada em IP (Internet Protocol), que representa uma significativa contribuição para a melhoria da segurança operacional e da capacidade do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro.

Batizada de Vital Sphere, entre várias funcionalidades, esta solução tem a capacidade de perceber as demandas das aplicações operacionais, em tempo real, e mudar a rede para atender os requisitos de qualidade de serviço de comunicações destas. “Para reduzirmos os custos dos mais de 2000 canais E1 e facilitarmos a sua manutenção, trazendo transparência e flexibilidade nas comunicações, o VitalSphere será a entidade que nos levará ao mundo IP, aumentando a disponibilidade por usar, também, meios como MPLS (Multiprotocol Label Switching) e Vsat (Comunicação Via Satélite), e tendo, ao final, possibilidade de economia de banda da ordem de 90%. Este ganho será significativo, pois hoje temos uma alta taxa de crescimento de passageiros de aproximadamente 10% ao ano. Estou muito feliz com esta premiação, pois sacramenta um trabalho de alta especialidade da nossa equipe técnica na CISCEA", disse o Tenente Coronel Belchior, líder da equipe deste projeto na CISCEA.

A solução ATN-Br proporciona uma tecnologia de rede de Gerenciamento de Tráfego Aéreo (ATM) abrangente, com suporte de altos níveis de disponibilidade, flexibilidade operacional e escalabilidade para atender às atuais e futuras demandas da gestão do tráfego aéreo brasileiro, contemplando ainda o benefício adicional de redução do custo de operação das redes de longa distância (WAN) do SISCEAB.

O diretor-geral do DECEA explicou que a infraestrutura de telecomunicações do Brasil torna este desafio mais evidente, pois além de ser atendido por vários provedores de rede de tecnologias diferentes, em vários locais a última milha só pode ser estabelecida com medidas extraordinárias e, em muitos casos, apenas o Vsat está disponível, como é o caso da região amazônica. "Um dos desafios atuais que enfrentamos em relação à instabilidade QoS (Quality of Service) de nossa infraestrutura de telecomunicações é o cenário de degradação (brownout) dos níveis de serviço dentro da rede. Ao implementar uma rede Frequentis ATM-grade com capacidades de rede definidas por software (SDN), esperamos melhorar substancialmente a forma como lidamos com estes cenários de degradação no futuro, conseguindo, assim, uma alta disponibilidade e segurança melhorada para os nossos sistemas ATM e Controle do Tráfego Aéreo (ATC), de forma transparente para usuários finais", resumiu o Tenente-Brigadeiro Aquino. "Estamos muito orgulhosos de ganhar este prêmio junto com a Frequentis."

A CISCEA, que é responsável pelo desenvolvimento e implantação de sistemas de controle do espaço aéreo, está realizando, junto com a Frequentis, a implantação desta solução nos Centros Integrados de Defesa e Controle do espaço Aéreo (CINDACTAs 3 e 2). "A CISCEA tem buscado, nas suas implantações, incentivar soluções que tragam a médio e longo prazo economia de escala. A solução para o ATN-Br materializa esta busca com a economia no uso das comunicações, suportando assim a alta taxa de crescimento do número de passageiros por ano, o qual no ano passado chegou a 102 milhões de passageiros. Estamos muito felizes com esta premiação, pois sinaliza que estamos no caminho correto", declarou o presidente da CISCEA, Major Brigadeiro Almeida.

Para o chefe da Divisão Técnica da CISCEA, Tenente Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen, a excelência da solução desenvolvida pela Frequentis foi uma resposta à total dedicação do time da CISCEA, tanto na elaboração quanto na fiscalização dos requisitos definidos para a modernização da rede operacional. “A visão de futuro de nossa equipe técnica tornou o produto da Frequentis revolucionário e extremamente competitivo em nível mundial. Não tenho dúvidas ao dizer que, em termos de tecnologia aplicada às redes de Controle de Tráfego Aéreo, estamos hoje à frente de provedores de serviço de navegação aérea consagrados, tais como a FAA (Federal Aviation Administration) e EUROCONTROL (European Organization for the Safety of Air Navigation)”.
O IHS Jane´s ATC Awards é reconhecido hoje como a mais significativa premiação relacionada à atividade no mundo. As seis categorias incluem prêmios de Meio Ambiente, Tecnologia Habilitável, Pista, Prestação de Serviços, Inovação e Tecnologia.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
2º Tenente REP Camille Barroso
Fotos: Frequentis e CISCEA