Notícia Destaque

"Controle de Tráfego Aéreo: Desafios e Futuro" será o tema do 4º Fórum Asas, em São Paulo

O evento, que tem a participação de DECEA, Atech e Thales, acontecerá em São Paulo, no próximo dia 10 de maio, reunindo lideranças ligadas à aviação civil e comercial brasileira.


publicado: 26/04/2018 14:02

 




A revista ASAS promoverá um encontro de lideranças do setor aéreo no 4º Fórum ASAS - "Controle de Tráfego Aéreo: Desafios e Futuro".

O controle do tráfego se reveste de importância cada vez maior, num momento de reaquecimento da economia e de inserção de empresas brasileiras num contexto global, gerando maior fluxo aéreo comercial.

O segmento aviação também exige constante modernização, a par das novas tecnologias disponíveis. Por outro lado, a atividade enfrenta desafios novos, como a questão dos drones (aeronaves remotamente pilotadas - RPAS), e outros antigos, como os voos ilegais.

Foto de ASAS-Revista de Cultura e História da Aviação.

Abordando temas importantíssimos, de atualidade indiscutível e de relevância para o setor aéreo e as empresas a este ligadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) - serão realizadas as seguintes apresentações:

Aeronaves Remotamente Pilotadas (RPAS) e seu acesso  ao espaço aéreo brasileiro - Tenente-Coronel Aviador Jorge Humberto Vargas Rainho - chefe da Seção de Planejamento de Operações Militares do Subdepartamento de Operações do DECEA.

O Projeto de Evolução da Rede Operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro e a Perspectiva de Adoção de Modelo de Parceria Público-Privada para a Gestão das Redes de Comunicações do Comando da Aeronáutica - Tenente-Coronel Engenheiro André Eduardo Jansen - chefe da Divisão Técnica da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo – CISCEA.

Navegação Baseada em Performance - Major Aviador Hugo Dominato Rossi - chefe da Seção de Planejamento de Gerenciamento de Tráfego Aéreo do Subdepartamento de Operações do DECEA.

Os Radares de Controle de Tráfego Aéreo e a Base Industrial de Defesa - Eng. Luiz Henriques - Diretor Presidente da Omnisys Engenharia – Grupo Thales.

Desafios no Gerenciamento de Espaço Aéreo - Aplicação de Tecnologias na Otimização do Fluxo de Tráfego Aéreo - Eng. Delfim Miyamaru, Diretor da Unidade de Negócios ATM da Atech S/A, empresa do Grupo Embraer.

O 4º Fórum Asas vai acontecer no hotel Matsubara, Rua Coronel Oscar Porto, 836 - Paraíso, São Paulo, SP, com início às 8h30 e término às 17h.

As inscrições são gratuitas e devem ser feitas até o dia  6 de maio.

Para maiores detalhes, acesso o link 4º Fórum Asas - Controle de tráfego aéreo: desafios e futuro