Notícia Destaque

Controladores farão curso de capacitação na Embry-Riddle Aeronautical University

publicado: 17/10/2019 16:54

 




Dando continuidade a um importante projeto iniciado em 2018, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) selecionou, este ano, os militares que mais se destacaram no Exame de Proficiência em Inglês Aeronáutico do SISCEAB – em consonância com os critérios estabelecidos na NPA 114 do Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) - para um curso de capacitação da atividade no exterior.

De 21 de outubro ao dia 1º de novembro, quatorze controladores de tráfego aéreo (treze militares e um civil), frequentarão as cadeiras da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), em Daytona Beach, nos Estados Unidos. A universidade é tida como referência na área, considerada a maior e mais importante instituição de ensino aeroespacial e de aviação do país. Lá os controladores brasileiros farão uma imersão de duas semanas em um ambiente de instrução de controle de espaço aéreo internacional, onde poderão aprimorar seus conhecimentos operacionais e de instrução em inglês.

O programa de trabalho oferecido pela ERAU possui conteúdos e práticas operacionais de inglês aeronáutico singulares, não encontrados nos currículos disponibilizados pelas demais instituições de inglês aeronáutico em âmbito nacional. Além disso, os laboratórios de simulação da Universidade oferecem oportunidade de prática linguístico-operacional distinta de qualquer outro curso e inglês aeronáutico do mercado.



Além de dispor de cursos orientados às necessidades específicas de controladores de tráfego aéreo, e Embry-Riddle é um importante centro de pesquisa aplicada, que busca soluções para problemas em parceria com a indústria aeroespacial, universidades, e agências governamentais.

Para orientar adequadamente os militares designados à missão, o Subdepartamento de Administração (SDAD) do DECEA, por meio de sua Divisão de Capacitação e Treinamento Profissional (DCTP), promoveu nesta semana, de 16 a 18 de outubro, um evento especialmente destinado à recepção e orientação dos futuros alunos do curso.

Ao longo destes três dias, além das palestras e instruções dos profissionais da DCTP, os controladores tiveram a oportunidade de visitar unidades do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) sediadas no complexo Santos Dumont, como o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) e o Grupo Especial de Inspeção ao Voo (GEIV).

Na abertura do evento, no auditório do Subdepartamento de Operações do DECEA, dia 16, o chefe do SDAD, Brigadeiro Aviador Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, enfatizou a importância do programa ao estimular o aperfeiçoamento dos controladores do SISCEAB. “Nosso objetivo é que consigamos elevar a capacidade dos nossos controladores e iniciativas como esta só vem a incentivar a capacitação profissional dos nossos militares. Esta missão é o reconhecimento do trabalho de vocês”, afirmou.



O conhecimento adquirido na missão viabilizará aos controladores, alguns deles instrutores e examinadores, a difusão de seus aprendizado e a conseguinte colaboração para a aferição da proficiência do idioma dos demais controladores de tráfego aéreo do SISCEAB.

Abaixo, a listagem dos controladores designados ao cumprimento da Missão PLANTAX/ DECEA nº 194 de 2019:

2S FRANCIANE CANDIAN BARBOSA (CINDACTA II);

2S MARCELLA CORDEIRO WANDERLEY TAVEIROS (CINDACTA III);

2S JÉSSICA DE LIMA PIEROBON (CINDACTA I);

2S DIEGO EDSON BARRETO DA SILVA (DTCEA-SP);

3S BEATRIZ OLIVEIRA DA COSTA (SRPV-SP);

3S JONAS AUGUSTO NUNES FERREIRA (CINDACTA II);

3S FILIPI BENTO FREITAS (CINDACTA IV)

3S MAYARA MEYER DANTAS (DTCEA-BV);

3S HENRIQUE MARIANO RANGEL DE OLIVEIRA (CINDACTA I);

3S AMANDA ARAUJO DA COSTA (DTCEA-SV);

3S GUILHERME COMODO RIBEIRO (DTCEA-CT);

3S ANA CAROLINA DIAS (DTCEA-PA/6872042);

3S RODRIGO BRODBECK VILANOVA (DTCEA-PA);

CV ROMULO MARTINS ANDRADE (DTCEA-GL)

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA