Notícias

Conscientização sobre o uso das aeronaves não tripuladas é legado do 1° SIReSANT

publicado: 18/07/2019 16:06

 




 

Encerrou hoje o 1° Simpósio Regional sobre Sistema de Aeronaves não Tripuladas - SIReSANT, que aconteceu no auditório 14 BIS, nas dependências do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo, o CINDACTA II, em Curitiba-PR.



Os palestrantes de hoje discursaram dois temas bastante relevantes. No período da manhã A utilização do Espaço Aéreo Brasileiro por Aeronaves não Tripuladas foi o assunto explorado pela Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil do Estado do Paraná e pela empresa Jetwind Brasil.

No período da tarde as discussões foram focadas na Consolidação do arcabouço jurídico, em que os palestrantes abordaram a importância do conhecimento das regras para o uso das aeronaves não tripuladas.

O primeiro palestrante, Iglio Rodrigues, CEO da Jetwind Brasil, mostrou uma visão do futuro dessas aeronaves, mostrando a modernização da tecnologia aplicada dentro desses veículos.

O Capitão Jean Carlos Inácio da Silva, Chefe do Grupamento de Aeronaves não Tripuladas do GRAER, da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), contou como acontece o emprego da aviação não tripulada dentro da PMMG e os benefícios que esse emprego traz para as operações policiais.

“Há um ganho operacional com o emprego dessas aeronaves em segurança pública, pois existe a possibilidade de expansão do recurso aéreo para todo o estado de Minas Gerais, redução de custos em operações aéreas e redução dos riscos para os militares em operações.” – disse o capitão Jean.

O Engenheiro Juliano Filardo, Investigador da Delegacia Móvel de Atendimento ao Futebol e Grandes Eventos – DEMAFE, da Polícia Civil do Paraná, falou da fiscalização das operações da aviação não tripulada feita em grandes eventos. Como é o trabalho realizado de dentro de uma delegacia móvel, com toda a estrutura de uma delegacia convencional, para atender os grandes eventos no estado.

Durante a palestra, Juliano explicou como se deu a criação da DEMAFE, como é sua atuação e citou exemplos vividos, na prática, pela Polícia Civil do Estado do Paraná.

No período da tarde, o Sargento Rodrigo Guimarães Faria, encarregado da seção de avaliação operacional, do CINDACTA II, abordou o tema: Processo de Infração e citou a Junta de Julgamento de Aeronáutica (JJAER), que julga os processos administrativos relativos as infrações cometidas no espaço aéreo brasileiro.

E, finalizando o evento, o Major-Brigadeiro Reformado Adenir Siqueira Viana, Docente da Universidade do Sul De Santa Catarina – UNISUL, palestrou sobre a Consolidação do Embasamento Jurídico e Normativo.

Além desses e de todos os outros temas abordados durante esses três dias, a regulamentação esteve presente em quase todas as apresentações e reforçou a necessidade da realização do cadastro das aeronaves pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a homologação pela Agência Nacional de Telecomunicações (ANATEL) e a necessidade de solicitação ao DECEA para acessar o espaço aéreo, feito através do Sistema de Solicitação de Acesso ao Espaço Aéreo por RPAs (SARPAS).

O evento reuniu autoridades da aviação, organizações governamentais, indústria, prestadores de serviço, acadêmicos, jornalistas e operadores de drones, com o objetivo de compartilhar conhecimento com os stakeholders da aviação não tripulada e como forma de levar, cada vez mais, conscientização sobre o uso dessas aeronaves.

“O mais importante é ver os senhores e senhoras aqui, pessoas com gabarito para falar sobre esse assunto. É isso que queremos com esse Simpósio, levar informação e conhecimento para o público que tem interesse em pilotar, seja para recreação ou uso profissional, as aeronaves não tripuladas.” – afirmou o Coronel Marcos Kentaro Adachi, Comandante do CINDACTA II.

Ainda sem definição de data, o 2° Simpósio Regional sobre Aeronaves não Tripuladas, já tem sua localidade escolhida. O Serviço Regional de Proteção ao Voo em São Paulo (SRPV-SP) será a sede e terá por objetivo promover mais uma campanha educacional sobre as aeronaves não tripuladas no Brasil.

Para quem quer assistir as palestras dos três dias do 1° SIReSANT, acesse o link: https://www.youtube.com/user/tvdecea.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem: 1º Ten JOR Myrian Bucharles Aguiar

Fotos: Fabio Maciel