Notícias

DECEA lança vídeo promocional do Projeto da Reestruturação da Terminal São Paulo

A iniciativa faz parte das medidas do DECEA para adequar a capacidade do controle do espaço aéreo ao crescimento da demanda.


publicado: 14/06/2018 16:07

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) lançou, nesta quinta-feira (14/06), o vídeo promocional do Projeto da Reestruturação na Área de Controle da Terminal São Paulo, batizado de TMA-SP Neo.

No desenvolvimento do projeto de reestruturação participam,  além do Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP), mais quatro organizações militares subordinadas ao DECEA. O Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA) realiza a Simulação em Tempo Acelerado (STA), utilizando o software TAAM (Total Airspace and Airport Modeler), enquanto o Instituto de Cartografia Aeronáutica (ICA) está responsável pelo desenho dos novos procedimentos e cartas de navegação aérea. Ao Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV) cabe a homologação dos procedimentos de navegação aérea confeccionados pelo ICA, confirmando em voo os parâmetros de segurança e navegabilidade já observados anteriormente em softwares específicos para esse fim. Já o Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA) coordena as atividades de simulação em tempo real e faz o treinamento dos controladores de tráfego aéreo.


Reunião de planejamento do projeto TMA-SP Neo


"O projeto TMA-SP Neo prioriza a colaboração dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) para avaliar a atual estrutura da Terminal São Paulo", esclarece o Major Aviador Robson Laube Roque Moreira - gerente do projeto.

Segundo o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar Ary Rodrigues Bertolino, a reestruturação da Terminal São Paulo está alinhada com os objetivos de desenvolvimento sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU). “Com a iniciativa, agregaremos mais eficiência ao gerenciamento do tráfego aéreo, contribuindo para redução no tempo de voo, no consumo de combustível, na poluição do meio ambiente, além da diminuição da carga de trabalho dos controladores e tripulação”, afirma o oficial-general.

Reportagem: Denise Fontes – Jornalista
Vídeo: SO R1 José Pereira

Confira o vídeo abaixo.



Texto: Denise Fontes – Jornalista
Vídeo: SO R1 José Pereira