Notícias

Comitiva da Gol elogia trabalho realizado na Sala Master

publicado: 09/08/2016 14:01

 





No quarto dia de competições olímpicas, o dia é de comemoração, o Brasil conquistou com o judô sua segunda medalha, a primeira de ouro nos Jogos Olímpicos Rio 2016.




Comitiva da Gol visita Sala Master




Comitiva da Gol visita Sala Master




Enquanto isso, nos bastidores, um time de profissionais continua de plantão na Sala Master de Comando e Controle, no Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea (CGNA), no monitoramento e acompanhamento do tráfego aéreo no país.




Hoje pela manhã, dia 9 de agosto, o Diretor-Geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, recebeu a visita do Vice-Presidente de Operações da GOL Linhas Aéreas, Sergio Quito, acompanhado do Diretor de Planejamento, Celso Guimarães Ferrer Junior, e de Bhrener Souza, da área de Relações Institucionais da companhia.




Acompanharam o encontro, o coordenador da Sala Master, Brigadeiro do Ar Luiz Ricardo de Souza Nascimento, o chefe do CGNA, Coronel Aviador Luiz Roberto Barbosa Medeiros e o Chefe da Divisão de Operações do CGNA, Tenente-Coronel Aviador James Souza Short.




Na Sala Master, o Brigadeiro Luiz Ricardo fez uma breve explicação sobre as posições ocupadas por representantes de órgãos do governo e entidades do setor e destacou as facilidades proporcionadas aos usuários pelo Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos (SIGMA), que permite que os pilotos enviem suas intenções de plano de voo pela internet de qualquer lugar do Brasil.








O Oficial-General também fez um relato sobre a equipe de defesa aérea que permanece a postos para segurança durante a competição e como funciona a operação nos aeroportos, que tem os pátios monitorados e visualização em tempo real a partir da Sala Master.




Outra informação apresentada a comitiva, foi uma particularidade do evento, o acompanhamento da chegada dos cavalos para competições de hipismo e pentatlo moderno.




Nesta operação, o transporte aéreo dos animais foi coordenado pela Sala Master, desde o momento do acesso o espaço aéreo até o pouso no Aeroporto Internacional Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (Galeão).




O planejamento e a interação entre os órgãos foram apontados pelo Brigadeiro Luiz Ricardo como um legado que permanecerá após o término dos jogos olímpicos.




Outro exemplo descrito pelo coordenador da Sala Master foi o índice de atraso nacional, que para o dia de hoje estava em 1,94%, e as operações de pousos e decolagens no Rio de Janeiro totalmente dentro do horário previsto. “A operação está excelente”, avaliou o Diretor de Planejamento da Gol, Celso Ferrer.




Por fim, a comitiva fez uma visita ao Salão Operacional do CGNA, que funciona 24 horas por dia fazendo o gerenciamento do fluxo do tráfego aéreo no Brasil.




 




Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA

Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br

Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.gov.br