Notícia Destaque

CISCEA participa de reuniões na EUROCONTROL

Acordos trazem maior precisão no planejamento de pessoal operacional e aumento na produtividade operacional de todo o sistema de gerenciamento do tráfego aéreo nacional e internacional


publicado: 03/07/2018 15:36

 




Com o objetivo de tratar dos avanços relativos ao acordo de cooperação entre o Brasil e a União Europeia na área de tráfego aéreo, a Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) participou de reuniões com a Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea – Bélgica (EUROCONTROL) e com o Centro de Controle de Área Superior de Maastrich – Holanda (MUAC), no período de 11 a 15 de junho.

O Coronel Aviador José Augusto Peçanha Camilo, chefe da Divisão Operacional da CISCEA e gerente do programa DECEA-EUROCONTROL, representou a Comissão na delegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo, formada pelos seguintes militares: Coronel Aviador James Souza Short, chefe da Divisão de Planejamento do DECEA e coordenador do Programa DECEA-EUROCONTROL; o Coronel Aviador Marcos Kentaro Adachi, comandante do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA II); Major Aviador Deoclides Fernandes Barbosa Vieira, chefe do Escritório Brasileiro de Ligação para a Segurança da Navegação Aérea junto à EUROCONTROL (EBL-SNAER); Tenente Especialista em Controle de Tráfego Aéreo Joaquim Tavares Lobo Junior, chefe da Subseção de Capacidade de Setor de Espaço Aéreo do Centro de Gerenciamento e Navegação Aérea (CGNA).

Representado por sua delegação, o DECEA deu prosseguimento ao trabalho desenvolvido por conta dos acordos Rostering, Philosophies and Tools Agreement (LTMPPS - Long Term ManPower Planning System) e Mutual Cooperation in the Field of Air Navigation, contemplados sob o Programa de Cooperação DECEA-EUROCONTROL assinado em 2015, partindo para tomadas de decisões gerenciais que nortearão a implementação de fato do Programa.

Tais acordos trarão maior precisão no planejamento de pessoal operacional e trará um aumento na produtividade operacional de todo o sistema de Gerenciamento do Tráfego Aéreo nacional e internacional. “Este sistema trará grande impacto para o planejamento de pessoal operacional do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)”, afirmou o chefe da Divisão de Planejamento do DECEA, Coronel Short.

Com base em seus objetivos estratégicos estabelecidos no PCA 351-3/2012, Plano de Implementação ATM Nacional (ATM – Gerenciamento do Tráfego Aéreo, do inglês Air Traffic Management), e, visando promover a política de gerenciamento cooperativo internacional de tráfego aéreo entre a América do Sul e a Europa, o DECEA identificou há alguns anos que a EUROCONTROL, órgão central das atividades de controle do espaço aéreo europeu, entidade supranacional da União Europeia e sem fins lucrativos, possuía todos os atributos cooperativos para a execução dos objetivos abordados.

A EUROCONTROL conta com vários centros de excelência das mais diversas áreas do controle do espaço aéreo, além liderar projetos no estado da arte com os representantes de seus países-membros e, também, com os não europeus, uma vez que busca permanentemente a integração da Política Estratégica para o Gerenciamento Global do Tráfego Aéreo (Global ATM) com os demais continentes.

No MUAC, órgão de controle responsável por uma das áreas com tráfego áereo mais movimentado na Europa, a delegação delineou a sequência de trabalho sobre o LTMPPS. Em resumo, é um Sistema de Planejamento de Recursos de Longo Prazo, sendo resultado chave e integral de um bom plano de capacidade, projetado para antecipar a demanda futura de tráfego e mudanças em infraestrutura ou grandes eventos.

Segundo os representantes daquele Centro, através da previsibilidade é possível alocar somente a mão de obra necessária para demanda requerida, aumentando assim a produtividade. Para eles, o que se percebe através da produtividade e utilização correta dos recursos humanos é que os recursos humanos são suficientes e podem ser administrados de forma mais eficiente. O ganho não é apenas na produtividade, mas também na qualidade de vida do controlador de tráfego aéreo (ATCO, do inglês Air Traffic Controller).

A previsão é que isso resulte em maior precisão no planejamento de pessoal operacional, bem como aumento significativo na produtividade de todo o sistema de Gerenciamento do Tráfego Aéreo. “Este sistema trará grande impacto para o planejamento de pessoal operacional do SISCEAB”, afirmou o chefe da Divisão de Planejamento do DECEA e coordenador do Programa, Coronel Short.

Sede da fase de implementação do projeto LTMPPS, o CINDACTA II, segundo o Coronel Adachi, já está com o ambiente preparado. “Alguns testes já foram feitos e os resultados se mostraram muito satisfatórios”, disse o comandante.

Em Maastricht, a delegação se reuniu com o diretor do MUAC, John Santurbano, os gerentes do Projeto Total ATM da EUROCONTROL, Flemming Nyrup e Robin Hickson. Já em Bruxelas, na sede da Organização, a delegação foi recebida por um dos chefes de Divisão responsável pela Coordenação ATM Civil-Militar na EUROCONTROL (DECMA), Michael Steinfurth; pela Coordenadora do Centro da Rede Operacional de Gerenciamento (NMOC, do inglês Network Manager Operations Centre) no assunto de Intercâmbio de Dados de Navegação Aérea, Ioana Angelica Coliban; por membros da Unidade de Revisão de Performance, Antonio Ferro e Sara Meson-Mancha.

Para o Coronel Camilo, a missão possibilitou detalhar a execução do projeto destinado a aprimorar o planejamento de mão de obra aplicada ao gerenciamento do espaço aéreo e explorar os demais objetivos do acordo, conforme previsto na ICA 63-39 de 2017, que trata do gerenciamento do Programa DECEA-EUROCONTROL.

Os próximos passos para a implantação do Programa no Brasil já estão definidos. “Inicialmente haverá o treinamento da equipe na operação do software TIMEZONE, desenvolvido pela EUROCONTROL como uma ferramenta de auxílio à melhor alocação de controladores. Em seguida, está prevista uma visita de representantes do Maastricht ATM Knowledge Centre (MAKC), da EUROCONTROL, ao CINDACTA II para uma pesquisa de campo”, explicou o Coronel Camilo.

Para saber mais sobre o Programa DECEA-EUROCONTROL, clique aqui.

Seção de Comunicação Social da CISCEA
1º Tenente Relações Públicas Camille Barroso
Fonte e fotos: Major Deoclides /1º Tenente  Lobo Junior