Notícias

Brasil sedia 15ª Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul

publicado: 30/10/2008 10:04

 




Sob a Coordenação do DECEA/CERNAI, tendo como local a cidade do Rio de Janeiro, foi realizado, no período de 13 a 17 de outubro de 2008, nas dependências do Hotel Sheraton-Leblon, a Décima Quinta Reunião do Grupo Regional de Planejamento e Execução para o Caribe e América do Sul; evento que contou com a participação de 23 países e 7 Organizações Internacionais, num total de 148 participantes.

[slideshow=18]

A Cerimônia de Abertura contou com a presença do Exmo Sr Diretor-Geral do DECEA, Ten Brig Ar Ramon Borges Cardoso e da Sra Solange Paiva Vieira, Diretora-Presidente da ANAC.

Em seu discurso na abertura do evento, o Ten Brig Ar Ramon, ressaltou, entre diversos outros aspectos, que “a administração brasileira não tem poupado esforços em prol da navegação aérea e do aprimoramento dos processos, sistemas e equipamentos empregados no gerenciamento do espaço aéreo em nossa área de responsabilidade, citando o Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea (CGNA) e a Agência de Monitoração do Caribe e América do Sul (CARSAMMA), como exemplos significativos desses esforços”.

Uma vez mais, a quarta em seu período como Presidente do GREPECAS, os trabalhos da reunião foram presididos pelo Maj Brig R1 NORMANDO ARAÚJO DE MEDEIROS e secretariado pelo Sr JOSÉ MIGUEL CEPPI, Diretor do Escritório da OACI em Lima, Peru.

A Delegação brasileira, composta pelo Maj Brig Picchi – Vice-Diretor do DECEA; Brig Ar Roberto - Chefe do Subdepartamento de Operações (SDOP); Brig Ar Pompeu Brasil – Presidente da CERNAI; Brig Eng Castro - Chefe do Subdepartamento Técnico (SDTE); bem como representantes do DECEA, CENIPA, ANAC e INFRAERO, totalizou 50 (cinqüenta) participantes.

Contando com uma extensa e complexa agenda, foram analisados diversos assuntos voltados para a

melhoria da navegação aérea nas regiões CAR e SAM, destacando-se as atividades de coordenação CNS/ATM, em nível inter e intra-regional, os informes dos Subgrupos AVSEC/COMM, ARMET, AGA/AOP, AIM, CNS/ATM e Aspectos Institucionais.

Outros assuntos de grande relevância para as duas regiões e que mereceram destaque no contexto da Agenda, foram: a análise das atuais deficiências de caráter urgente, bem como os problemas específicos relacionados com o planejamento e a implantação da navegação aérea que, devidamente equacionados, trarão excelentes benefícios para a segurança, eficiência e fluidez do tráfego aéreo, nessas regiões.

Tendo em vista ser esta a sua última participação como secretário do GREPECAS e como Diretor do Escritório de Lima nesse evento, pois estará se aposentando no início do próximo ano, o Sr Ceppi foi homenageado pelo DECEA durante o jantar de confraternização oferecido aos participantes da Reunião, ocasião em que o Brig Ar José Roberto Machado e Silva, Chefe do Subdepartamento de Operações, representando o Diretor-Geral do DECEA, entregou uma placa ao homenageado como reconhecimento pelo seu excelente trabalho durante os 6 anos em que esteve à frente do referido Escritório Regional.

Com o fito de aproveitar a presença de tão representativa audiência, após o término dos trabalhos diários do GREPECAS, foram realizadas duas apresentações, uma destinada à divulgação do CONOPS brasileiro, apresentada pelo Maj JÚLIO, e outra focando a automação dos atuais ACC’s da Região SAM, realizada pelo Cel Eng ANTONIO MARCOS e pelo Sr ENO, da ATECH.

Em seu discurso, durante a Cerimônia de Encerramento do GREPECAS/15, o Sr José Miguel Ceppi, Diretor do Escritório Regional SAM, ressaltou que esta reunião talvez tenha sido uma das mais importantes realizadas nestes últimos anos, considerando os 50 (cinqüenta) trabalhos apresentados e analisados no transcurso do evento.

A cerimônia de encerramento foi mais uma vez, presidida pelo Ten Brig Ar RAMON, que agradeceu a participação de todos e elogiou o trabalho do GREPECAS em prol do desenvolvimento da aviação nas duas regiões, exaltando seus feitos na integração desses países.

Texto enviado pelo Coronel R1 Belchior 29 de outubro de 2008