Notícia Destaque

Atuação da CISCEA no período de isolamento social supera produtividade planejada antes da COVID-19

O apoio especializado em projetos da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo aos Regionais frente à pandemia causada pelo COVID-19


publicado: 14/07/2020 11:40

 




Com foco no cumprimento da Diretriz 003/SDAD/2018 do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), que atribui à Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) a elaboração de projetos em apoio ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), a Comissão demonstrou resiliência frente à nova realidade que se apresentou com a Pandemia da  COVID-19, onde as atividades foram rapidamente adaptadas para execução de forma remota, não  havendo solução de continuidade para a elaboração dos referidos projetos.

Dessa forma, no dia 19 de março de 2020 foi realizada a primeira reunião virtual da CISCEA, cuja prática permanece até a presente data. A possibilidade de manter o contato da equipe através de plataformas virtuais foi uma das formas de trabalho que manteve a regularidade das atividades da CISCEA.

Para o setor de Infraestrutura de Apoio ao SISCEAB (IAS) da CISCEA, reuniões semanais ocorrem desde sua criação, em fevereiro de 2019. Com a missão de elaborar projetos executivos e todos documentos técnicos necessários para contratação de obras e serviços de engenharia do SISCEAB, reuniões regulares de forma remota vem se mostrando imprescindíveis para o sucesso da missão do setor da Divisão de Infraestrutura.

Assim, o período pandêmico que o Brasil está enfrentando não impediu a CISCEA de cumprir sua missão de promover a implantação de projetos voltados para o desenvolvimento do SISCEAB e de outros projetos de interesse do COMAER que lhe forem atribuídos, bem como a modernização de sistemas já implantados. Saber da importância dos seus projetos na soberania do espaço aéreo brasileiro é o que motiva essa equipe multidisciplinar de engenharia e não foi a COVID-19 que alterou esse sentimento, tampouco sua produtividade.

Até o junho de 2020, o IAS apresentou um avanço médio de 60% na execução dos projetos. Essa média ficou acima do planejado para o período, que previa um avanço de 50% na elaboração dos projetos executivos e seus documentos técnicos.

Dentre os projetos concluídos no período, destacam-se as construções da Edificação Multifuncional e o do Rancho, ambos no Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle do Tráfego Aéreo (CINDACTA IV), que devido ao grande volume das peças técnicas, envolveu especialistas de todas as áreas. Considerando apenas o 1º semestre de 2020, já foram executados projetos que somam aproximadamente R$ 36 milhões em obras e serviços de engenharia de infraestrutura para execução dos Regionais, a partir de 2021.

Apenas no segundo ano dessa inovação da CISCEA, o IAS vem demonstrando uma maturidade que resulta em qualidade de projetos de manutenção de infraestrutura extremamente adequados ao SISCEAB, buscando a aplicação de produtos duráveis e que facilitem a manutenção dos elos locais, sempre atentos à justa orçamentação dos serviços a serem contratados pelas unidades apoiadas.

Essas características foram confirmadas pela atuação da CISCEA no período de isolamento social, em que superou a produtividade planejada antes da COVID-19, e evoluiu a qualidade de seus projetos, documentos e, principalmente, metodologia na orçamentação, baixando custos das obras e serviços de engenharia. Além das discussões sobre os projetos, as reuniões regulares contam com propostas de estudos para melhorias no processo do setor e, consequentemente, um melhor atendimento ao SISCEAB.

De acordo com o chefe da Divisão de Infraestrutura da CISCEA, Tenente-Coronel Especialista em Aviões Andre Luis Regly Ferreira, a necessidade de manutenção predial e de novas obras em apoio ao SISCEAB demandam projetos detalhados, com orçamentos, planejamentos e cronogramas precisos, que permitam a otimização dos recursos disponíveis na busca de mais eficiência e eficácia. “É aí que a CISCEA entra, especialmente em uma época difícil como esta, no enfrentamento da COVID-19. Não podemos parar, muito pelo contrário, temos que nos adaptar e aperfeiçoar nossa forma de trabalhar” - explicou.

Para o Brigadeiro do Ar Sérgio Rodrigues Pereira Bastos Junior, a reconhecida expertise da CISCEA na implantação e modernização da infraestrutura do SISCEAB vem proporcionando apoio essencial às Organizações subordinadas ao DECEA, por meio da elaboração de projetos de obras e de serviços de engenharia de interesse do Subdepartamento de Administração (SDAD), sobretudo durante a pandemia do Coronavírus. "Temos que rever procedimentos e inovar sempre, principalmente em períodos inusitados como o que enfrentamos desde março" - declarou o presidente da CISCEA.

 

 

Seção de Comunicação Social da CISCEA

Revisão: 1º Tenente Relações Publicas Camille Barroso

Texto e imagens: Tenente-Coronel Especialista em Aviões Andre Luis Regly Ferreira