Notícia Destaque

1º/1º GCC estabelece enlace de dados em HF entre COMAE e aeronave P-3

publicado: 09/01/2018 14:10

 




No dia 18 de dezembro, o 1º Esquadrão do 1º Grupo de Comunicações e Controle (1º/1ºGCC), Esquadrão Profeta, prestou apoio a aeronave P-3 7203 do Esquadrão Orungan, na tramitação de dados para o Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE) por meio de datalink em HF.

A aeronave estava retornando de um intercâmbio em Portugal quando entrou em contato em HF, via fonia, com a Tática Profeta, solicitando o estabelecimento do link em HF pelo equipamento FTS (File Transfer System), instalado no Centro de Comunicações (CCOM) do 1º/1º GCC.

O enlace de dados foi estabelecido via HF, FTS e rede intraer, para que todas as mensagens e imagens transmitidas chegassem automaticamente ao COMAE. O enlace foi estabelecido há quase sete mil quilômetros de distância, um recorde para o link em HF entre o P-3 e o 1º/1º GCC.

Assim, o COMAE pôde acompanhar a aeronave P-3, recebendo as mensagens e imagens até o seu pouso em Salvador (BA), via datalink em HF.

A utilização do Sistema de HF Militar do 1º/1º GCC, assim como a participação dos operadores de serviço na Tática Profeta foram fundamentais para o sucesso no estabelecimento das comunicações entre o COMAE e a aeronave P-3, que estava regressando de uma missão no exterior.
 
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM) do DECEA
Fonte e fotos: 1º/1ºGCC
Revisão: Gisele Bastos 


Assunto(s): 1ºGCC