Exposição DECEA (MUSAL)


Sala de Exposição "Controle do Espaço Aéreo"

  O DECEA mantém uma sala de exposição permanente no Museu Aeroespacial (MUSAL). De caráter permanente, a exposição reúne um importante acervo a respeito da estrutura, da história e do funcionamento do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

_MG_9056

Entre os materiais expostos estão a reprodução de uma torre de controle, consoles de controle de tráfego aéreo utilizadas no passado - como a AMC 901 e a MIV 570 -, um painel original do avião laboratório Grupo Especial de Inspeção em Voo (GEIV), bem como painéis explicativos que esclarecem ao visitante o funcionamento de atividades tais como: Gerenciamento de Tráfego Aéreo; Meteorologia Aeronáutica; Cartografia Aeronáutica; Apoio às Operações Militares; Meios de Navegação Aérea; Vigilância Aérea; Informações Aeronáuticas; Telecomunicações Aeronáuticas; Inspeção em Voo e Busca e Salvamento.

_MG_9049

Ao visitante também é possível observar como se dispõem os auxílios à navegação aérea em um aeródromo por meio miniaturas dispostas sobre uma maquete; bem como reconhecer os Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) do País, alocados ao longo dos mais de 8 milhões de Km2 de nosso território em um mapa interativo.

_MG_9045

Na sala de vídeo, quatro videos-aula, cada qual com cerca de 10 minutos, explicam a modernização pela qual vem passando o Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), em outras palavras, a implementação e adoção, em grande escala, da tecnologia satelital, comunicação digital e de uma gestão estratégica das operações, a partir da integração de tecnologias, processos e recursos humanos, destinados a suportar a evolução do transporte aéreo.

Todos os materiais expostos são, oportunamente, acompanhados de textos explicativos; em português e em inglês.

_MG_9053


 

O Museu Aeroespacial - MUSAL

O Museu Aeroespacial foi inaugurado em 18 de outubro de 1976. Tem por intuito preservar e divulgar o material aeronáutico e documentos históricos para as atuais e futuras gerações.

Situado no Campo dos Afonsos, "Berço da Aviação Militar", atualmente o Museu Aeroespacial integra o Campus da Universidade da Força Aérea - UNIFA e está subordinado administrativamente ao Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica - INCAER, desde 1986.

Localização

Av. Marechal Fontenelle, 2000 - Campo dos Afonsos - Rio de Janeiro - RJ - Cep: 21740-000
 Tels.: (21) 2108-8954 - (21) 2108-8955


 

Horários de Funcionamento

De terça a sexta-feira das 09:00 às 15:00 h.
Sábados, Domingos e Feriados das 09:30 às 16:00 h.

Fechado:
 24, 25 e 31 de dezembro, 01 de janeiro e as segundas-feiras.