» SRPV-SP | DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Portal do Governo Brasileiro

DECEA

Foto: srpv-sp
Dom: srpv-sp

srpv-sp

Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo

Provê os serviços de controle de espaço aéreo nas áreas definidas como de sua responsabilidade, notadamente o eixo Rio-São Paulo.

O Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP) - órgão regulamentado pelo Decreto nº 5.196, de 26 de agosto de 2004 - é a unidade regionalizada do DECEA, responsável pela área de maior densidade de fluxo de tráfego aéreo do Brasil.

Sediado no Aeroporto de Congonhas, o SRPV-SP é responsável pelo gerenciamento das terminais de São Paulo e Rio de Janeiro, que inclui seis dos aeroportos de maior volume de fluxo aéreo do país: Congonhas, Guarulhos, Tom Jobim, Santos Dumont, Marte e Jacarepaguá.

Veja abaixo como se distribui o provimento dos serviços de proteção ao voo, controle de tráfego aéreo, telecomunicações e tecnologia da informação na área de responsabilidade do SRPV-SP.

Dom: srpv-sp

O Serviço de Rotas da 4º Zona Aérea, criado em 27 de junho de 1947, perdurou com esse nome até 1969, quando passou a chamar-se Divisão de Proteção ao Voo da 4ª Zona Aérea até 1976. Desde então, atende pelo nome de Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo, unidade conhecida como "berço do controle radar no espaço aéreo brasileiro”.

Em 2005, o SRPV-SP absorveu o antigo SRPV-RJ, tendo seu foco voltado para as terminais de São Paulo, Rio de Janeiro e Campinas, além da área conhecida como Tubulão, formado pelo eixo Rio - São Paulo, região de destacada importância econômica no País.

O SRPV-SP foi o precursor na América do Sul na utilização de radares de controle de trafego aéreo. Hoje é o responsável por prover serviços de proteção de voo e de telecomunicações aeronáuticas nos estados do Rio de Janeiro e São Paulo, bem como por controlar as movimentações aéreas dos aeroportos de maior movimento do País.

Com um efetivo de mais de mil pessoas, o SRPV-SP é constituído por uma chefia e três divisões, nomeadas segundo suas especialidades: operacional, administrativa e técnica.

A unidade dispõe de nove Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) e se serve de 163 Estações Permissionárias de Tráfego Aéreo, as EPTAS, distribuídas pelos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo, para a execução operacional de suas atribuições. Veja a relação dos DTCEA abaixo:

  • DTCEA-SP - No Aeroporto de Congonhas (São Paulo/SP)
  • DTCEA-MT - No Campo de Marte (São Paulo/SP)
  • DTCEA-ST - Em Santos/SP
  • DTCEA-SJ - Em São José dos Campos/SP
  • DTCEA-GW - Em Guaratinguetá/SP
  • DTCEA-GL - No Aeroporto do Galeão (Rio de Janeiro/RJ)
  • DTCEA-AF - No Campo dos Afonsos (Rio de Janeiro/RJ)
  • DTCEA-SC - Na Base Aérea de Santa Cruz (Rio de Janeiro/RJ)
  • DTCEATM-RJ - Na sede do DECEA (Rio de Janeiro/RJ)

Serviço Regional de Proteção ao Voo de São Paulo (SRPV-SP)

Endereço: Av. Washington Luis, s/n
Aeroporto de Congonhas
Edifício Torre de Controle
São Paulo-SP
CEP: 04626-911

Telefones:
(55) (11) 2112-3503

E-mail: chefe@srpvsp.mil.br


Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação/DECEA
Créditos