» CINDACTA III | DECEA - Departamento de Controle do Espaço Aéreo
Portal do Governo Brasileiro

DECEA

Foto: cindacta3
Dom: cindacta3

cindacta III

3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo

Exerce a vigilância e o controle da circulação aérea geral de uma região que abrange o Nordeste do país e uma extensa área do Oceano Atlântico.

O Terceiro Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III) - organização subordinada ao DECEA, prevista pelo Decreto n.º 95.864, de 23 de março de 1988 - é responsável pelo controle e gerenciamento do espaço aéreo de uma área que totaliza 13,5 milhões de quilômetros quadrados.

Sediado na cidade de Recife, Pernambuco, o órgão atua no espaço aéreo nordestino e numa vasta área sobre o Oceano Atlântico - das proximidades da costa brasileira ao meridiano 10 w. Tem como uma de suas peculiaridades a operação ininterrupta no importante corredor de rotas entre os continentes sul-americano e europeu. Praticamente todos os voos vindos da América do Sul, com esse destino, cruzam o espaço aéreo sob a tutela do órgão.

Criado em 1942 para atuar na manutenção e conservação das rotas aéreas de campos de pouso, o Serviço de Rotas Aéreas da Segunda Zona Aérea estava apto para realizar serviços meteorológicos, de rádio e de proteção ao voo. Semente do sistema de proteção ao voo do Nordeste brasileiro, o Serviço de Rotas funcionou até 1972, quando deu lugar ao SRPV-RF - Serviço Regional de Proteção ao Voo de Recife -, assumindo praticamente as mesmas atribuições.

Com o aumento do volume de tráfego aéreo nas rotas internacionais do Atlântico para transporte de carga e passageiros, além do crescimento dos voos domésticos, surgiu a necessidade da utilização de radares e de uma estrutura de defesa e controle de tráfego mais adequada. Para atender essa demanda, deu-se início às pesquisas e aos projetos para a implantação de um terceiro CINDACTA, na região nordeste, ainda na década de 80.

No dia 23 de março de 1988, através do decreto nº 95.864, o CINDACTA III iniciava suas operações, desativando, no ano seguinte, o SRPV-RF.

Desde então, o CINDACTA III vem aperfeiçoando a prestação dos serviços essenciais que oferece à sociedade, investindo na qualidade e excelência da execução de suas operações. Com o tempo, vieram os Destacamentos de Proteção ao Voo (DPV) - hoje Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEA) -, braços do CINDACTA III. Atualmente o órgão dispõe de dez Destacamentos com localização estratégica e funções operacionais, técnicas e de controle de tráfego aéreo.

Com um efetivo de mais de mil pessoas, o CINDACTA III gerencia dois Centros de Controle de Área (ACC), oito Controles de Aproximação (APP), seis Torres de Controle de Aeródromo (TWR), além das Estações de Telecomunicações Aeronáuticas e das Estações Permissionárias de Tráfego Aéreo (EPTA), distribuído pela sede e pelos Destacamentos sob sua jurisdição.

São ao todo dez Destacamentos de Controle do Espaço Aéreo (DTCEAs), onde estão localizados os meios, sistemas e equipamentos que dão suporte ao controle efetivo do espaço aéreo sob a responsabilidade do órgão. Veja a listagem completa dos Destacamentos do CINDACTA III:

  • DTCEA-AR - Aracaju (SE)
  • DTCEA-FN - Fernando de Noronha (PE)
  • DTCEA-FZ - Fortaleza (CE)
  • DTCEA-LP - Bom Jesus da Lapa (BA)
  • DTCEA-MO - Maceió (AL)
  • DTCEA-NT - Natal (RN)
  • DTCEA-PE - Petrolina (PE)
  • DTCEA-PS - Porto Seguro (BA)
  • DTCEA-RF - Recife (PE)
  • DTCEA-SV - Salvador (BA)
Conheça o organograma do CINDACTA III

CINDACTA III

Av. Centenário Alberto Santos Dumont, s/n Jordão Baixo - Recife/PE
CEP: 51.250-020

Telefones:
(55) (81) 2129-8000

Site: http://www.cindacta3.aer.mil.br


Desenvolvido pela Assessoria de Comunicação/DECEA
Créditos