BRASIL

Vídeos

Navegação Aérea

  • Ricardo Camboim

    Excelente, só através do conhecimento e da informação podemos evoluir!
    Camboim, cop 727 Rio Cargas Aéreas.

  • J.M. Marun

    Muito bom! A próxima aula deveria ser ADS-B já que foi definida como plano piloto para navegação na Bacia Petrolífera de Campos.

  • Luís Álvares

    Parabéns, excelente!
    Esta opção de divulgação aos operadores das novas tecnologias com implementação em curso, permitirá uma maior rapidez no nivelamento das informações entre todos os usuários do espaço aéreo.

  • Alcircosta

    Parabens pela implantação do cns/atm aqui em nosso païs, é um grande passo no tráfego áereo do nosso território!!
    cmt Alcir

  • Jorgefanti

    Realmente uma mudança significativa, parte disto já acontece no Rio de Janeiro em Macae, os voos realizados em rotas especificas é sem sombra de duvidas uma experiencia moderna e segura. Parabens ao DECEA.

  • Nazafeitosa13

    Legal, até lá eu estou curada da minha neurose.Adorei a reportagem.

  • Gilsonferreira177

    Só vendo, para acreditar. Se nao houver mudança na mentalidade do DECEA, de nada adiantará equipamentos mais sofisticados. A sensação, que nós aviadores sentimos, é a de que os orgaos encarregados da Aviação em nosso país nao querem que avioes voem, nao tem interesse que sejam diminuidos os tempos de voo, nao tem interesse em contribuir com o meio ambiente e que nao estao a serviço das aeronaves e sim o contrário. Se nao houver uma diminuição nas separações das aeronaves de nada adiantará tal sistema.
    Para exemplificar, estava eu voando em uma aerovia de mao única, no FL 430 e solicitei ascender ao FL 450. Nao me foi autorizado e sem mais justificativas. Nao entendi o motivo da nao autorização, pois, sao muito poucas as aeronaves que voam no FL 450, ainda mais que eu estava em uma aerovia de mao unica. Além do mais os Cindactas possuem radares para fazerem separações, caso necessário.
    A tendencia mundial é que se acabem as aerovias e no Brasil, criam-se mais, sem falar nas tais ROTAS PREFERENCIAIS.
    De há muito tempo que as aeronaves possuem equipamentos de navegação por meios próprios e nao usam mais os auxilios de terra, como VOR,NDB e etc. Esta espetacular modificação na Navegação Aérea já poderia ter acontecido há muito tempo, mas, repito, se nao houver mudança na mentalidade do DECEA, de nada adiantará espetaculares equipamentos.

  • Aleilson José Pereira

    Conteúdo espetacular, demonstração de grande evolução do homem em que a base está em Santos Dumont.

  • Cmte Mauro Leal

    Excelente!
    Meus parabéns aos homens que fazem nos orgulhar da nossa Aeronautica e FAB e buscam um aprimoramento profissional sério, continuo e sem interesses a não ser a segurança das operações aéreas.

  • http://www.facebook.com/people/Armaroli-Marcelo/1300745403 Armaroli Marcelo

    Muito Bom !!! Vai realmente nos ajudar muito ! Espero que seja em breve !! :)

  • http://www.facebook.com/people/Armaroli-Marcelo/1300745403 Armaroli Marcelo

    Grande Ricardo Camboim… quanto tempo meu amigo !!!

  • Nilton Almeida

    Minhas congratulações ao Comando da Aeronáutica, pela conquista e inovação do sistema de navegação aérea no Brasil, embora existam correntes que querem acabar com as FFAA, a aviação brasileira não pode sofrer com essas mazelas, o transporte aéreo é soberano e envolve o crescimento de nosso grande país, independente das intenções políticas, parabéns á Aviação Brasileira, Nilton Almeida

  • Nilton Almeida

    Minhas congratulações ao Comando da Aeronáutica, pela conquista e inovação do sistema de navegação aérea no Brasil, embora existam correntes que querem acabar com as FFAA, a aviação brasileira não pode sofrer com essas mazelas, o transporte aéreo é soberano e envolve o crescimento de nosso grande país, independente das intenções políticas, parabéns á Aviação Brasileira, Nilton Almeida

  • Erico bona

    Erico gostei muito tive a liberdade de colocar um link no Aeroclube de Rondonia caso não gostar posso tirar veja
    http://www.aerocluberondonia.com.br/ (Artigos)

  • Propjet50

    Bem interessante este vídeo.Só falta qualificarem(muita) mão de obra para utilizarem-se desta tecnologia,segmentando mais o espaço controlado ,deixando menos avióes por controlador e controladores dispostos,capazes e bem remunerados.
    Por enquanto o que vivemos todo o dia está ainda muito(muito mesmo)distante disto.
    Não adianta ter bons equipamentos sem mão de obra adequada para emprega-los.(lembram-se do Evo Morales com um Falcon 2000 e sem pilotos na Bolívia capazes de voa-lo?)
    Separações exageradas ,excesso de comunicações,instruções confusas além de frequentes negativas de proas diretas é o nosso dia a dia.
    Mas se o macaco evoluiu,né Darwin…..Vamos ver…

  • Gurgel

    Parabéns aos brasileiro. Estamos entrando na nova era de navegação, permitindo um maior segurança, agilidade de navegação, economia pra a as companhias aéreas e menor tempo de aeronaves em solo. Desta forma as manutenções poderão ser programadas com mais precisão e agilidade, as tripulações podem ser menos exigidas, os atrasos poderão ser evitados e assim a ocupação dos aeroportos e salas de embarques terão maior fluidez de passageiros. Assim teremos uma Copa 2m 2014 e as Olimpíadas em 2016 mais tranquilas.

  • Mencacci_f

    Parabéns ao DECEA por modernizar nosso sistema de navegação!!!

  • Fabianotadeumaia

    Espetacular ! Vou gravar em DVD e exibir para nossos alunos no Aeroclube de Lavras/MG. Fico orgulhoso de estar presente e presenciando este momento tecnológico de nossa aviação .
    Fabiano Maia Soares
    Aeroclube de Lavras/MG

  • Comandante737

    Exatamente ,concordo plenamente contigo,todos os orgaos deste setor parecem realmente querer que avioes nao saiam do solo.E mais seguro para eles e menos trabalhoso.

  • Antoniosoyus

    Os pessimistas de plantão nunca acabam. Parabéns FAB pelo novo sistema revolucionário.

  • http://pulse.yahoo.com/_NTMRDB5JLBELDW3LVNMGFOF36Q Joaquim

    Tudo muito bom e moderno. Mas o salário dos operadores continua muito abaixo comparado ao de um excelente balconista de qualquer shoping. Entregue tudo para os civis e o salário aumenta e o sistema não funcionará .Vemos aí um futuro negro.

  • Roberto

    Parabéns ao DECEA por tornar de domínio público os avanços tecnológicos na área de controle do espaço aéreo. Entendo o posicionamento dos que pensam que o DECEA é contra aos aviões saírem do chão, mas sei que todo o trabalho de vocês passa por uma rigorosa avaliação de todos os itens de “SEGURANÇA DE VÔO”, e enquanto todas essas possibilidades não forem avaliadas um sistema não pode ser implementado.
    Se a fluidez do tráfego aéreo, com segurança, não fosse o objetivo principal do DECEA, ainda estaríamos dependentes do controle convencional, que exigia maiores espaçamentos entre aeronaves.
    Não adianta aumentarmos o números de pistas de uma rodovia e dar condições aos automóveis de imprimirem uma maior velocidade se a rodovia leva a uma cidade que não está preparada para receber tamanho fluxo. Os automóveis podem parar e andar no trânsito congestionado, as aeronaves não. Parabéns, mais uma vez.

  • Pedro Borges

    Mas isto tudo já existe à imenso tempo, só não é homologado.
    Então para quê insistir que é bom quando são os burocratas que não querem andar para a frente? estão estáveis no seu poleiro no panorama actual, para que hão-de eles mudá-lo?

  • Vieirac77

    Posso não entender muito de aeronaves, mas sei valorizar um trabalho como este. Parabéns, excelente! Merecedor de muitos elogios! Lindo trabalho! Com certeza o benefício é para o mundo!

  • http://www.facebook.com/heberlef Flávio Heberle

    Realmente já estava na hora de se inovar o gerenciamento de tráfego aéreo deste País e mundial.

  • Ribeiro

    Sempre tive curiosidade de saber porque nos EUA se pode observar pousos e decolagens simultâneos em aeroportos com pistas paralelas, cuja distância entre si náo é maior que Congonhas ou Guarulhos. Aqui no Brasil, mesmo quando se usa as duas pistas há um intervalo de 2 a 3 minutos entre pouso e decolagem de dois aviões, mesmo operando em pistas diferentes. E tenho certeza que êles não brincam com segurança de vôo, como aqui já tivemos vários exemplos de descuido.

  • Piloto

    O que eu acho muito engrassado é que a ANAC e DECEA acham que estão brincando de fazer aviões voar. Essa tecnologia já deveria ter sido adotada, mas quando eles decidirem adotar os meios de navegação nao serao mais esses. Os famosos ILS de CAT 3 nunca foram adotados no brasil até a tecnologia ultrapassá-los. ISSO É UM ABSURDO. O que adianta agilizar no ar se no solo não há invetimetos em taxiways e terminais? o aviao vai ficar no solo aguadando ser liberado um terminal.

  • João Faria

    De Parabéns a todos.. Ja venho escutando esse remodelação e mudança de conceito a algum tempo, e agora parece que é para valer!! É a nossa aviação crescendo junto com a tecnologia!! Ansioso para conhecer o GBAS!! Abraço a todos!

  • Alive320

    Muito bom se fosse verdade. Toda a informacao contida no video simplesmente desconsidera a estrutura aeroportuaria. Enquanto nao haver investimento na capacidade dos mediocres aerodromos brasileiros, esta tecnologia sera subutilizada.

  • Claudio

    ingenuidade….

  • Lincoln

    O DECEA é responsável pela navegação aérea. Sua crítica deve ser direcionada a INFRAERO.

  • Lincoln

    Qual será a nova tecnologia? O DECEA tem participação na gestão dos terminais?

  • Lincoln

    A implantação do CNS/ATM já não é uma mudança? O sistema a ser implantado não vai diminuir a separação? Quando foi solicitada a mudança de nível havia uma justificativa? Não foi reportada a não autorização?

  • Josefaleirorj

    Parabenizo aos responsáveis por essa nova tecnologia!…
    Atenciosamente,
    José Chaves Faleiro.

  • José da Velha

    Óptimo trabalho e acessível a qualquer leigo.

  • ManairaPB

    Bonitinho mais com dez anos de atrazo

  • Piccoli Miguel

    Miguel Piccoli
    Muito interessante. Sou navegador aposentado. Trabalhei em navio mercante na década de 70.
    Fico feliz em saber que estamos no rumo certo.

  • Plguto

    Muito Bonitinho esse vídeo,nossa aviacao ta atrasada uns 50 anos, nos EUA ja se usa algum tempo, (Marketing Fantastico do DECEA).

  • Alisando Cresci

    Pois é, ainda estamos muito tupiniquins no assunto de navegação aérea. Desde 1996 que ouço falar de CNS/ATM e só agora estamos ensaiando isso. Nossos controladores estão muito despreparados para tudo isso, além de muito desmotivados.

  • Antolin Carlos

    Muito bem feito ! Parabéns.Isto é que é comunicação

  • Falcão

    Muito legal e surpreendente voar desta maneira! Parabéns pela nova tecnolgia emreendida. Pilotos de todod Brasil agradecem.

  • Takinha

    Gilson seu comentario não só é oportuno como coerente, e nos faz inconpreensiveis a mentalidade dos controladores., entretanto acreidito q os controladores não querem realmente q as aeronaves saiam do solo, visto q eles melhores do que ninguem sabem da precariedade dos nossos aeroportos falta de estrutura em todos os seguimentos taxiways em caoticas visibilidade restringida em alguns aeroportos, pelo simples desmazelo com a Selva em torno.
    Muito oportuno seu comentario
    saudaçoes

  • Joseoutao

    Não entendo nada de aviação, nada de planos de voos, nunca li nada a respeito…porem, creio que se esta havendo algum interesse de ser implantado no nosso sistema de NAVEGAÇÃO AEREA e que tal sistema já existe nos USA…vamos louvar a aqueles que estão implantando o sistema, para que possamos ter voos mais seguros e com equipamentos mais atualizados…
    Parabens aos dirigentes da Aviação Brasileira….O proverbio já dizia, ANTES TARDE DO QUE NUNCA…
    CONGRATULAÇÕES A DIREÇÃO DA ANAC E AO DECEA E A TODAS AS DIRETORIAS ENVOLVIDAS NO SISTEMA….

  • Marcos

    Camarada Alisando Cresci,
    Muito bacana o seu comentário sobre o atraso na nossa navegação aérea, mas acho que sua constatação, além de verdadeira, deve-se, na realidade, ao nosso gerenciamento do tráfego aéreo deficiente e não ao “despreparo” dos controladores. Os controladores muitas vezes fazem das tripas coração para que tudo funcione a contento, apesar da falta de estrutura de nossos aeroportos e equipamentos atrasados e deficientes.
    Saudações!!
    Marcos

  • Marcos.

    É isso mesmo Gilson,
    Você sintetizou em poucas linhas o cerne de nossos problemas. A mentalidade do DECEA é a responsável pelo atraso de nossa navegação aérea, assim como a deficiente infra estrutura de nossos aeroportos e regulamentação aeronáutica.
    Saudações!
    Marcos.

  • Souto

    “ENGRASSADO” foi você não ter incluído a INFRAERO, já que sua crítica foia falta de investimentos em TWY e terminais (imagino que para embarque e desembarque), que são da alçada daquele órgão.

  • Souto

    Essa crítica deve ser dirigida à INFRAERO, responsável pelos problemas citados.

  • Souto

    Essa desmotivação, se existe como você afirma, deve-se a questões salariais. Compete ao Congresso reparar as distorções existentes.

  • Souto

    AtraSo, com “s”.

  • Souto

    Mais uma crítica com destinatário errado. Estrutura aeroportuária é atribuição da INFRAERO.

  • Souto

    A ICA 100-12 estabelece o afastamento lateral mínimo, que não se encontra nos aeródromos citados.

  • Souto

    Sugiro buscar conhecer a avaliação dos serviços prestados aos usuários pelo DECEA, feita pela ICAO. Você irá se surpreender e, se for Brasileiro (com B maiúsculo mesmo), ficará orgulhoso.

  • Gilson

    Com certeza voce nao é Piloto e nao tem conhecimento de como é administrado o espaço aéreo brasileiro e o controle de fluxo de trafego aéreo. No papel está tudo bonitinho, a OACI deve estar acreditando que por aqui deve ser um paraiso, mas na prática a realidade é bem outra, haja vista a IAC 3512-91/121/135, DE 26 ABR 2001. Existe a norma há DEZ ANOS e ainda nao foi implementada. Nós usuários Brasileiros temos de ficar orgulhosos é no momento em que estamos voando, vendo e sentindo o trafego aéreo evoluir como deveria ser em um país considerado a QUINTA ECONOMIA MUNDIAL.

  • Vila162

    Assisti ao vídeo e li os comentários. Não piloto há 34 anos, mas como administrador público, sei a dificuldade que é planejar e executar sob a égide da Lei 8666/93 – Lei das Licitações – bem como, sob a forma caótica com que nossos orçamentos são conduzidos, com contingenciamentos permanentes e mudanças de prioridades a toda hora, por pressões políticas. Isto sem falar na nossa tradicional incompetência, não dos técnicos, mas do dirigentes, que hoje, mais do que nunca, são políticos, sem experiência nos assuntos que chefiam e administram.
    Talvez esses equipamentos pudessem ter sido instalados há dez anos. Mas pelo fato de o estarem sendo agora, considero já um passo significativo, parabéns ao DECEA.
    Antes de bater, olhem para nossas ferrovias, rodovias e, principalmente, portos e vejam o que é caos.

  • Valeixeborza

    tão giro

  • Abs

    Engraçado, tudo pra vc é culpa da Infraero. Ouvi falar uma vez que se a sua querida FAB abrisse mão da Base Aérea de São Paulo (que fica em Guarulhos) a Infraero poderia aumentar o espaço entre as suas pistas, possibilitando, assim, pousos e decolagens simultâneos. Vc sabe o que isso significaria Sr Souto????

  • SgtBCT

    Quem te disse que o espaço entre as pistas desses aeroportos onde se operam pousos e decolagens simultâneos tem a mesma metragem como a de GRU ou CGO?

  • Marco Vilarinho

    Aos que estão se manifestando neste fórum. Parabéns. Sejam a favor ou contra. Não sou técnico no assunto, logo não posso emitir qualquer opinião técnica. Mas tem um ponto que gostaria de opinar. Seria muito bom se mais brasileiros opinassem em fóruns como este e participassem de movimentos como os que, ainda incipientes, tentam insurgirem-se contra a corrupção. É muito muito mais producente do que apoiar passeata gay. Nada contra os homessexuais, mas ver 100.000 ou mais pessoas envolvidas em uma manifestação de apoio à liberdade sexual e 2.000 contra a corrupção oficial. É dose. Tenho certeza que boa parte de todo este atraso que vocês falam vem da corrupção.

  • Magno José Costa Ferreira

    Temos que entender que a Infraero TEM que continuar a ser dos “companheiros petistas” para continuarem a “‘salvação”do país da “herança maldita do Plano Real”que, já começa a surtir efeito.A LRF já está na final curta, e a hiperinflação é o destino final, para felicidade geral !!!!!!!!!!!

  • LH

    Será administrado por órgão governamental? SIM!!!!! Bem, então deverá ser tão eficiente quanto o trânsito, a segurança pública, a educação e a saúde pública. Viva o Brasil!!

  • http://www.facebook.com/tondmage.ton Tondmagé Ton

    Gostei muito proveitoso parsa a naturesa e para todos que gostam de navegar seguro.”

  • http://twitter.com/PortalDECEA DECEA

    Sem dúvida, Tondmagé Ton. Há uma série de novos procedimentos atinentes ao Conceito CNS/ATM (nomeado de Projeto SIRIUS no Brasil) que resultam em rotas mais curtas – ponto a ponto -, economia de combustível e redução de emissão de gases nocivos, sem mencionar o aprimoramento da vigilância aérea, agora também viabilizada por satélites. Aliás, já é assim nas áreas oceânicas sob responsabilidade brasileira por meio do ADS-C – vide vídeo.

  • http://twitter.com/PortalDECEA DECEA

    Na realidade muitos desses procedimento e sistemas já estão em curso e com grande sucesso, LH. Pode confiar; bem administrado e, inclusive, bem auditados. Na última auditoria da ICAO – órgão regulador da aviação civil internacional , vinculado à ONU -, o Departamento de Controle do Espaço Aéreo foi alçado ao grupo dos 5 países em maior conformidade aos parâmetros e padrões de excelência internacionais para o controle de tráfego aéreo no mundo.

  • Paulo

    Eu, como passageiro, gostaria de saber – depois de todo esse pugilato verbal entre quem conhece o ramo – quais os riscos, afinal de contas, ando correndo ao entrsar num avião e nem saber até agora o que seja ILS e agora GBAS – (Paulo) -