BRASIL

Notícias

Representantes do SISCEAB participam do Workshop Regional AMDAR, no México

Representantes do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB) participaram, na Cidade do México, do "Workshop" Regional AMDAR ("Aircraft Meteorological Data Relay"),  promovido pela Organização Mundial de Meteorologia  (OMM).

 

 

Durante o "Workshop", realizado no período de 8 a 10 de novembro, representantes do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA) -  respectivamente, Major Meteorologista Artur Gonçalves Ferreira e Major Meteorologista da Reserva Remunerada Martim Roberto Matschinske – tiveram a oportunidade de se inteirar de projetos AMDAR de coleta automatizada de dados meteorológicos de aeronaves por meio de "data link" em operação na Europa, Estados Unidos e Ásia.

O "Workshop" teve como propósito responder às preocupações levantadas na XII Sessão do Painel AMDAR sobre a coleta de informações meteorológicas por aeronaves na CAR/SAM (Caribe/América do Sul), considerando o número reduzido dessas informações na Região.

No evento, buscou-se nivelar os conhecimentos sobre o sistema e trocar informações sobre o "status" de implantação. Foram revistos, ainda, os requisitos técnicos e operacionais. Em seguida, os ganhos operacionais foram apresentados. Os principais óbices para a consecução do projeto na região também foram avaliados durante o evento.

Foi exemplificado e explicitado o quanto as observações Meteorológicas, obtidas automaticamente de aeronaves comerciais, têm provado ser uma excelente maneira de suplementar as observações convencionais de altitude e atender a crescente demanda requerida na qualidade e cobertura espacial e temporal das informações meteorológicas no atendimento ao cenário CNS/ATM ("Communication, Navigation, Surveillance and Air Traffic Management" -  Sistemas de Comunicação, Navegação, Vigilância e Gerenciamento de Tráfego Aéreo).

 

 

"O AMDAR é também muito eficiente em termos de custos e não somente pela qualidade e cobertura comparativa aos dados obtidos com referência ao sistema convencional", avaliaram os representantes do DECEA e da CISCEA.

O evento serviu, sobretudo, de base para os estudos, visando a implantação de um Programa AMDAR abrangendo as empresas aéreas nacionais e o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), que é o representante do Brasil junto a OMM.

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Fonte: Seção de Planejamento Estratégico (DECEA) e Seção de Suporte de Atividade Aérea (CISCEA)

Edição: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.intraer