BRASIL

Notícias

Modernização do SISCEAB é destaque em revista europeia

A Revista Airspace – publicação da Civil Air Navigation Services Organization (CANSO) – dedica duas páginas de sua edição deste mês à modernização do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, capitaneada pelo DECEA.

A matéria, além de esclarecer ao leitor a estrutura organizacional e operacional do Departamento, enfoca o comprometimento da organização com conceito CNS/ATM, abordando uma série de iniciativas já implementadas com sucesso no País.
 
Dentre eles, cita a incorporação das ferramentas ADS-C (Vigilância Dependente Automática por Contrato) e CPDLC (Comunicação Controlador-Piloto através de Enlace de Dados) no Centro de Controle de Área Atlântico (ACC-AO), que permitem atualmente a monitoração de aeronaves (equipadas com o aviônico necessário) por satélites e a comunicação por dados através de palavras-chave entre piloto e controlador.
 
Outras ações também são descritas, tais como a implantação da Navegação Baseada em Performance (PBN) nas Áreas de Controle Terminal de Brasília e Recife e o início dos testes do Sistema de Aumentação Baseado em Solo (GBAS), no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro.
 
Ao final, o Diretor-Geral do DECEA, Tenente-Brigadeiro-do-Ar Ramon Borges Cardoso, explica, em entrevista à Airspace, como o DECEA vem modernizando e aprimorando seus sistemas e as novas tecnologias adotadas pelo SISCEAB.
 
Clique na figura abaixo para acessar a matéria. Para baixar a edição completa em PDF clique aqui.
 
 
 
Assessoria de Comunicação Social (ASCOM/DECEA)
Daniel Marinho – danieldhm@decea.gov.br
Foto: Fabio Maciel