BRASIL

Notícias

Delegação do DECEA participa do ATC Global 2011

O ATC Global é, atualmente, o maior e mais importante evento mundial relacionado à Gerência de Tráfego Aéreo (ATM) e suas atividades correlatas.

 

Anualmente organizado pelo Eurocontrol ("European Organization for the Safety of Air Navigation" / Organização Europeia para a Segurança da Navegação Aérea), o ATC Global tem como objetivo reunir os mais importantes Organismos Internacionais reguladores ATM, bem como operadores de aeroportos, companhias aéreas, empresas de desenvolvimento e produção de equipamentos e "softwares" para controle de tráfego de aéreo e, ainda, os provedores de serviço de navegação aérea de todos os continentes.

Durante o evento, são realizados Paineis, Seminários, "Workshops", Mesas Redondas e Exposições com a participação de vários especialistas e do público em geral, onde são apresentados e discutidos assuntos correlatos com a eficiência, eficácia, regularidade, fluidez e a segurança do tráfego aéreo em nível mundial, com a intenção de se buscar as melhores soluções para desafios comuns e compartilhar as melhores práticas já colocadas em operação por outros países e/ou organizações.

Este ano, o evento foi realizado no período de 8 a 10 de março, em Amsterdam, na Holanda, com a participação de quase cinco mil profissionais da área.

A delegação do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) foi chefiada pelo seu Vice-Diretor, o Major-Brigadeiro-do-Ar Rafael Rodrigues Filho, e composta por representantes dos Subdepartamentos Técnico (SDTE) e de Operações (SDOP) e da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA).

Durante o evento, a delegação do DECEA teve a oportunidade de participar de todas as atividades da Conferência e, ainda, de vários Seminários e "Workshops" relacionados aos temas de maior interesse do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB), bem como visitar os estandes de empresas mundiais de equipamentos de navegação aérea.

Ainda, como mostra do reconhecimento internacional do Brasil na atividade de Gerência de Tráfego Aéreo, o DECEA foi convidado a realizar duas apresentações relacionadas ao tema central da Conferência.

A primeira, uma apresentação no Painel “Perspectivas Globais, prioridades atuais e futuras”.

Nesta oportunidade, o DECEA apresentou à comunidade internacional as características e peculiaridades do SISCEAB, onde foi ressaltada a importância e eficiência do sistema de controle integrado civil e militar. Ainda, foi apresentada a Concepção ATM Nacional e mostrados os projetos de maior impacto na contínua evolução da eficiência, da regularidade e da segurança do espaço aéreo brasileiro.

A segunda foi no "Workshop" sobre “Interoperabilidade Global”. Neste fórum, o DECEA, em conjunto com o "Single European Sky ATM Research" (SESAR), apresentou os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelas duas Instituições, após a assinatura de acordo de cooperação entre ambos. Na apresentação, o DECEA enfatizou a estratégia para introduzir na área de controle de tráfego aéreo do Atlântico Sul, os projetos comuns entre SESAR e o Brasil, relacionados aos serviços de navegação aérea que trarão mais benefícios operacionais aos usuários do corredor aéreo entre a América da Sul e a Europa (EUR-SAM).

 

Assessoria de Comunicação Social do DECEA

Reportagem e fotografia: Divisão de Gerenciamento da Navegação Aérea (D-GNA)

Revisão: Daisy Meireles (RJ 21523 JP) - daisydsm@decea.intraer