Direção-Geral

O Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas é o atual diretor-geral do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA). Nascido no Rio de Janeiro, RJ, em 12 de julho de 1959, tomou posse no atual cargo em 3 de agosto de 2017.

Natural do Rio de Janeiro, possui formação nas áreas de Instrução de Voo, Líder de Esquadrão da Aviação de Caça, Combate Eletrônico, Inspetor de Aviação Civil e Tráfego Aéreo Internacional, além dos cursos de carreira. Cursou "Gestão Orçamentária e Financeira" e "Gerenciamento de Contratos de Terceirização e Prestação de Serviços" pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e MBA em "Gestão Estratégica" pela Universidade Federal Fluminense.

Entre seus principais cargos, foi Comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Fortaleza, Chefe da Divisão de Produções e Divulgação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Assessor Especial para Assuntos de Aeronáutica da Presidência da República nos governos Fernando Henrique Cardoso (2000 - 2002) e Luiz Inácio Lula da Silva (2003 – 2004), Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai, Comandante da Escola de Especialistas de Aeronáutica, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), atualmente denominado Ala 3.

O Brigadeiro Domingues foi agraciado com a Ordem do Mérito Aeronáutico da Força Aérea Uruguaia, Medalha Mérito Santos-Dumont, Medalha Militar de Ouro, Mérito Almirante Tamandaré, Medalha do Pacificador, Medalha da Vitória e Destaque Operacional Prata.