Notícias

Tenente-Brigadeiro Domingues é o novo Diretor-Geral do DECEA

publicado: 03/08/2017 19:17

 




O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) está sob nova direção. A cerimônia militar de passagem de comando, presidida pelo Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, aconteceu no dia 3 de agosto, no pátio do Terceiro Comando Aéreo Regional (III COMAR), no Rio de Janeiro. O Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos Vuyk de Aquino, que assumiu o DECEA em abril de 2015, passou o cargo ao Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas.

O evento contou com as presenças dos ex-Comandantes da Aeronáutica, Tenentes-Brigadeiros do Ar Carlos de Almeida Baptista e Juniti Saito; membros do Almirantado, do Alto-Comando do Exército e da Aeronáutica; presidentes, diretores e representantes de companhias aéreas, aeroportuárias e da indústria aeroespacial brasileira; autoridades do poderes Legislativo, Executivo e Judiciário; comandantes, chefes e diretores de organizações militares.

Após transmissão do cargo, o Tenente-Brigadeiro Aquino fez um discurso de despedida. Em suas palavras mostrou agradecimento pelos anos em que esteve à frente da organização e enumerou grandes aprendizados: “ignorar os fatos não os altera; oportunidades nunca são perdidas, uma vez que alguém vai aproveitar; ser gentil é mais importante do que estar certo; o verdadeiro profissional não busca a fama e sim o reconhecimento”.

Nesta perspectiva fez uma lista de agradecimentos a pessoas que descreveu como especiais e que fizeram a diferença em sua carreira, familiares, a alta administração do DECEA e o efetivo da organização, incluindo os regionais, institutos e centros subordinados. “Foram muitos anos de trabalho e dedicação de todos, o que nos permitiu atingir patamares de excelência dificilmente encontrados nos serviços de navegação aérea pelo mundo afora”.

O Tenente-Brigadeiro Aquino fez um reconhecimento ao efetivo da Comissão de Implantação do Sistema de Controle do Espaço Aéreo (CISCEA), que presidiu por oito anos, aos quais agradeceu de forma especial. “Não há palavras que alcancem o meu real sentimento de gratidão”, disse.

O oficial general segue carreira militar à frente do Comando de Operações Aeroespaciais (COMAE), em Brasília (DF). A nova unidade, parte do projeto de
reestruturação da FAB, realiza atividades de defesa aérea e antiaérea desenvolvidas pelo Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA). O COMAE inclui ainda transporte aerologístico, busca e salvamento, patrulha marítima e operações designadas pelo Ministro da Defesa.

A seguir, foi a vez do discurso do Comandante da Aeronáutica. “Sua carreira se confunde com a história recente do DECEA e é marcada por uma profunda experiência com mais de 22 anos dedicados ao Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro”.

O Tenente-Brigadeiro Rossato destacou a lista de realizações que contribuíram para consolidar o controle do espaço aéreo brasileiro como referência entre os órgãos de destaque no cenário mundial. Também citou a recente premiação recebida pelo DECEA, em março deste ano, na categoria Inovação e Tecnologia, pela solução tecnológica de rede de comunicações operacional ATN-BR (Rede de Telecomunicações Aeronáuticas do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro).

Dentre as marcantes atuações do ex-diretor do DECEA, o Comandante da Aeronáutica destacou a consolidação do Sistema Sagitário, a implantação da empresa pública e os estudos para instalação de uma parceria público-privada para assuntos de telecomunicações.

Dirigindo-se ao novo DGCEA, o Tenente-Brigadeiro Rossato disse: “O SISCEAB é tão vasto quanto complexo, mas estou convicto de que a perspicácia comprovada ao longo de sua carreira, aliada à sua irrefreável determinação, serão o combustível necessário para dar fluidez aos projetos em andamento, sem solução de continuidade. Consequentemente, permaneceremos seguros de que os propósitos do DECEA estarão sempre focados em nossa missão institucional e na segurança das operações aéreas”.

Diretor-Geral

O Tenente-Brigadeiro do Ar Jeferson Domingues de Freitas é natural do Rio de Janeiro, casado e pai de três filhas: Deniza, Débora e Daniela. Praça de 03 de Março de 1975, foi promovido ao atual posto em 31 de julho de 2017. Além dos cursos de carreira, possui formação nas áreas de: Instrução de Voo, Líder de Esquadrão da Aviação de Caça, Combate Eletrônico, Inspetor de Aviação Civil e Tráfego Aéreo Internacional. Cursou ainda Gestão Orçamentária e Financeira, pela Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), e MBA em Gestão Estratégica pela Universidade Federal Fluminense.

Piloto de caça, soma mais de quatro mil horas de voo. Entre os principais cargos: Chefe da Seção de Instrução Especializada do 2º/5º Grupo de Aviação, Comandante de Esquadrilha do 1º/4º Grupo de Aviação, Comandante do Esquadrão de Comando da Base Aérea de Fortaleza, Chefe da Divisão de Produções e Divulgação do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, Assessor Especial para Assuntos de Aeronáutica da Presidência da República, Adido Aeronáutico junto à Embaixada do Brasil no Uruguai, Vice-Chefe do Estado-Maior da Aeronáutica e Comandante do Quinto Comando Aéreo Regional (V COMAR), atualmente denominado Ala 3.

O Tenente-Brigadeiro Domingues recebeu dezesseis condecorações entre as quais: a Ordem do Mérito Aeronáutico da Força Aérea Uruguaia, Medalha Mérito Santos-Dumont, Medalha Militar de Ouro, Mérito Almirante Tamandaré, Medalha do Pacificador, Medalha da Vitória e Destaque Operacional Prata.

O DECEA

O DECEA é a organização responsável pelo controle do espaço aéreo brasileiro de uma aérea de 22 milhões de Km2. Subordinado ao Comando da Aeronáutica, é o órgão gestor do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, que inclui 13 organizações subordinadas, responsáveis pela execução operacional das atividades realizadas pelo DECEA.

Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Gisele Bastos (MTB 3833 PR) – giselegclb@decea.gov.br
Fotos: Luiz Eduardo Perez Batista (RJ 201930 RF) – perezlepb@decea.intraer
Fábio Maciel (RJ 33110 RF) - fabiofrm@decea.gov.br