Notícia Destaque

DECEA participa de encontro de meteorologia

publicado: 04/09/2017 12:11

 




O objetivo foi difundir o trabalho da meteorologia aeronáutica e apresentar as funcionalidades da REDEMET aos participantes

O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), por meio do Segundo Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA II), participou do Primeiro Encontro de Meteorologia do Estado de Santa Catarina, realizado nos dias 30 e 31 de agosto, em Florianópolis (SC).

O evento contou com a participação de mais de 200 meteorologistas, entre militares do CINDACTA II e do Destacamento de Controle do Espaço Aéreo de Florianópolis (DTCEA-FL) e profissionais de diversos estados do Brasil.

O objetivo foi discutir caminhos para viabilizar as previsões de curto prazo em Santa Catarina. Segundo os organizadores do evento, o estado é considerado uma das regiões do Brasil que mais necessita de desenvolvimento de estudos científicos voltados para a caracterização de fenômenos hidrometeorológicos ligados a eventos extremos, pois é frequentemente atingido por tempestades severas, algumas vezes associadas com tornados, e sempre acompanhadas de chuva intensa, granizo e ventos fortes.

O tema “A Meteorologia Aeronáutica do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB)" foi apresentado pelo Major Luciano Rodrigues Uemura, do CINDACTA II. “No DECEA, a atividade de meteorologia é executada pelo Subdepartamento de Operações (SDOP) e é apoiada por uma complexa estrutura de radares, estações meteorológicas, centros de coordenação e outros recursos instalados no País”, esclareceu.

O oficial também destacou as funcionalidades da Rede de Meteorologia (REDEMET), um canal utilizado pelo DECEA para fornecer dados meteorológicos para a aviação civil e militar, visando tornar o acesso a estas informações mais rápido, eficiente e seguro.

Exposição – No estande do CINDACTA II, os militares, além de apresentarem as atividades da meteorologia aeronáutica no SISCEAB, distribuíram materiais institucionais. “O evento foi muito produtivo e consistente. Tive a oportunidade de conhecer o serviço prestado por esses profissionais, fundamentais à segurança da aviação”, elogiou o meteorologista da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Piter Scheuer.


Assessoria de Comunicação Social do DECEA
Reportagem: Denise Fontes – Jornalista
Fonte e Fotos: CINDACTA II